Rio Grande do Sul – Madrugada de segunda-feira marca o quinto dia consecutivo com temperatura mínima abaixo de zero

frio-temperatura-termometro-frio-600x330

A madrugada de segunda-feira (2.5.16) marcou o quinto dia consecutivo com registro de temperatura abaixo de zero no Rio Grande do Sul. Em 2015 o Estado teve apenas 15 dias com temperatura negativa (1 em maio, 9 em junho, 2 em julho e 3 em setembro).

Com o enfraquecimento do ar polar, o ar seco e as noites de céu limpo e vento calmo, o frio tende a se concentrar nas baixadas, acentuando a diferença entre microclimas.

Confira as mínimas no RS na segunda-feira

temperatura minimas inverno 2016 rio grande do sul

A madrugada de domingo (1°.5.16), quarto dia consecutivo com registro de temperatura mínima abaixo de zero, registrou marcas negativas na Serra, Aparados, Planalto Médio e pela primeira vez em 2016 no Noroeste.

rio-grande-do-sul-inverno-2016-frio-temperatura

Com tempo aberto, ar seco, vento calmo e o centro de alta pressão sobre o Norte gaúcho as menores mínimas se concentraram em estações meteorológicas instaladas em áreas de baixada da Metade Norte.

Destaque para as mínimas na região da fronteira com o Uruguai ( Quaraí, Livramento e Herval ), que foram as mais baixas nesta onda de frio. Em Porto Alegre a mínima foi 6,1ºC no Morro da Polícia.

Fontes Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia

-- --