Rio de Janeiro – Espetáculo “Xirê Orixá” tem apresentações no Parque das Ruínas

 Rio-Xirê-Orixá-foto-divulgação-sortimento-com

O espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação” cumpre temporada de 06 de março a 12 de abril de 2015 no Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa), Rio de Janeiro/RJ. As sessões acontecem nas sextas e sábados, às 19h30, e domingos, às 19h. O ingresso sai por R$ 30.

 

“Xirê Orixá – Divindades da Criação” é um espetáculo de teatro e dança , inspirado em um ato cerimonial de manifestações afro religiosas , quando os Orixás são “convidados”  a virem  terra para celebrar junto com os humanos e relembrar, através da dança, suas passagens terrenas. Na África, o número de orixás passa de 200. Mas em “Xirê Orixá”, foram escolhidos sete dos mais conhecidos no Brasil.

 

A intolerância racial continua a ser um grande desafio para a humanidade. Muitos condenam, discordam, brigam verbal e fisicamente por um único motivo: o desconhecimento. Tememos aquilo que não conhecemos ou que não entendemos. Brigamos com os diferentes e perdemos a oportunidade de aprender com o oposto. Com o mesmo braço que levantamos bandeiras de paz, tremulamos as faixas de preconceito.

 

“Xirê Orixá – Divindades da Criação” não pretende doutrinar. Longe disso. Quer somente apresentar de forma artística e lúdica o outro lado. Sem o estigma cerimonial, quer divertir, entreter, e só então fazer pensar.

 

Serão oito atores/bailarinos que interpretarão os sete orixás mais conhecidos no Brasil. Ao mesmo tempo que Oxum, Iansã, Xangô, Oxossi, Iemanjá, Ogum e Oxalá dançarão com seus trajes ritualísticos, também serão retratados pelos seus arquétipos analisando as semelhanças deles com seus filhos humanos. Mito e realidade juntos tendem a despertar no espectador a crucial e inevitável pergunta: “de qual Orixá sou filho?” E a resposta estará lá!

 

Mais informações: (21) 3005.2701

-- --