Rio de Janeiro – Espetáculo infantil “Cozinheira, o Bebê e a Dona do Restaurante” em cartaz no Teatro Ipanema

Espetáculo infantil Cozinheira o Bebe e a Dona do Restaurante - Foto Bruno Fochi
Espetáculo infantil Cozinheira o Bebe e a Dona do Restaurante – Foto Bruno Fochi

O espetáculo infantil “A Cozinheira, o Bebê e a Dona do Restaurante”, da Companhia do Gesto, volta aos palcos em temporada de 14 de maio a 10 de julho de 2016, no Teatro Ipanema ( Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema ), Rio de Janeiro / RJ. As sessões são aos sábados e domingos, às 16h, com ingressos por R$30,00 (inteira) / R$15 (meia).

A receita é, no mínimo, inusitada: linguagem cênica ousada com sonoplastia e ritmo frenético de desenho animado. A peça foi criada a partir do roteiro original do ator Ademir de Souza (prêmio Zilka Sallaberry de melhor ator/2008), ele mesmo responsável pela sonoplastia da peça no palco. Em cena, duas mulheres – a Dona do Restaurante e a Cozinheira (respectivamente Tânia Gollnick e Cecília Ripoll) –, veem sua rotina de trabalho e sua relação cotidiana transformadas pelo aparecimento de um bebê à porta dos fundos do restaurante. Toda a ação acontece na cozinha, com as duas mulheres divididas entre atender os clientes, cozinhar e cuidar do bebê. Tudo regido pela enigmática figura de um maestro-sonoplasta, que executará as sonoridades em sincronia com a movimentação das atrizes, no próprio palco.

O espetáculo utiliza-se de máscaras criadas pela própria Cia do Gesto para o desenvolvimento dos personagens durante o processo de pesquisa e criação cênica. Com direção de Luis Igreja, a montagem resgata a estética dos desenhos animados clássicos dos anos 40 a 60, baseada na ausência de diálogos, muita música e rica sonoplastia.

-- --