Rio de Janeiro – Caixa Cultural Rio de Janeiro promove exposição “Street Art – Um panorama urbano”

RIO Vhils_RiodeJaneiro_2012_CreditJoaoMoreira baixa

 

 

Reunindo os nomes mais atuais da Street Art, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Av. Alm. Barroso, 25 – Centro) apresenta a partir do dia 02 de agosto de 2014 a exposição “Street Art – Um panorama urbano” cuja curadoria de Leonor Viegas apresenta uma diversidade de artistas, técnicas e estilos – estêncil, pôster, colagem, instalações, vídeo-artes, entre outras.

 

 

Trabalhos do inglês Banksy, dos franceses Jef Aerosol e Rero, dos italianos Pixel Pancho e da dupla StenLex, dos irmãos americanos HowNosm, dos portugueses  ±MaisMenos± e Vhils, dos brasileiros Herbert Baglione e Nunca,  serão expostos na galeria 4, com entrada franca para visitação de terça a domingo das 10h às 21h, até o dia 12 de outubro. Após esta data, a exposição segue para Brasília.

 

 

RIO newjersy baixa

 

 

Depois de visitar a exposição Au – de là du Street Art (Street art – Além da Rua), realizada em 2012, no Musèe de La Poste, na França, Luiz Prado ficou impressionado com a reunião de grandes nomes da street art numa mostra coletiva.

 

 

“No caso da França, havia um interesse maior em dar destaque à cena francesa. Eu queria fazer uma exposição mais cosmopolita, que pudesse mostrar esse panorama de arte no mundo. Convidei então, Leonor Viegas, produtora e curadora portuguesa, para levantar o projeto. Ela realizou grandes projetos de intervenções urbanas não só em Portugal mas um pouco por toda a Europa e também aqui no Rio de Janeiro. Nossa ideia foi realmente traçar um panorama do street art no mundo, mostrando os artistas que têm uma intensa produtividade e que são referência neste universo. A ideia é que tenhamos peças inéditas desses artistas, alguns deles realizando trabalhos que reflitam o olhar deles para o Brasil. Acredito que a exposição poderá estabelecer um diálogo maior com o público,” explica Luiz Prado, produtor do projeto.

 

 

 RIO 1

 

 

Para este projeto, os artistas ±MaisMenos±, Nunca, Herbert Baglione, as duplas StenLex e HowNosm, Jef Aerosol, Pixel Pancho e Rero  apresentam obras especialmente concebidas para a mostra do Rio. Destaca-se ainda obra uma inédita do inglês Banksy, o nome mais conceituado da street art, atualmente. “Everyday a Fresh Load of Compromise”, de 2006, é uma peça única, cedida por um colecionador especialmente para a exposição. Além dela, mais um trabalho do artista estará na exposição.

 

 

Mais informações: (21) 3980.3815