Rio de Janeiro – Banda Moinho faz lançamento da Turnê “Éolo” no Circo Voador

RIO-Moinho_4

 

 

Após cino anos do último CD, “Moinho Ao Vivo” (2009), gravado no Circo Voador, a Banda Moinho de Emanuelle Araújo (voz), Toni Costa (guitarra) e Lan Lan (percussão) está lançando seu novo trabalho, “Éolo”, dessa vez com um repertório muito mais autoral, com a maioria das composições de Toni Costa e Lan Lan. O nome “Éolo” significa o deus dos ventos na mitologia grega, e simboliza o movimento do ar que faz girar as três hélices que compõem o Moinho, Emanuelle, Toni e Lan Lan.

 

 

RIO-Moinho_6

 

 

É também o título da primeira música composta para essa nova produção, resultado da convivência entre os integrantes nesses anos todos de encontros, turnês e apresentações pelo Brasil. Um grande parceiro e amigo da banda de outros carnavais, Carlinhos Brown, é coautor e produtor de duas das novas músicas, “Tu pira” e a própria “Éolo”. “Carlinhos é muito amigo de nós três e, em um ensaio para uma participação dele no nosso show no Rio, já saíram as duas composições. Ele entende e reverbera no nosso som”, destaca Emanuelle.

 

 

RIO-Moinho_2

 

 

Lançado pela Coqueiro Verde Records, o CD possui nove faixas e já pode ser baixado pelo iTunes. Se no primeiro disco, “Hoje de noite” (2008), percebia-se uma grande influência do samba da Bahia (terra de Emanuelle e Lan Lan) somado à ginga carioca da Lapa, local onde durante anos foi o palco dos primeiros shows do trio, agora as composições abusam de outras referências, como o rock, funk e o choro, sem perder o samba como essência.

 

 

Assim, a faixa “Tu pira” é uma mistura de ritmos populares cariocas e baianos, funk e samba afro, uma sonoridade que é o próprio DNA da banda. Já a faixa “Morrendo de Saudade”, de Tadeu Mathias (a única que não é de autoria de Toni Costa e Lan Lan), era um samba que virou uma balada com suingue sensual na interpretação do trio. Destaque também para outras faixas, como um clássico do Jazz, “Back home in Indiana” (McDonald/Ballard), que ganhou uma versão genuinamente carioca, e “Vento Caribenho”, um samba com elementos latinos.

 

 

RIO-Moinho_3

 

 

O show de lançamento da turnê acontece no dia 31 de julho de 2014, às 22h, no Circo Voador (Rua Arcos da Lapa, s/n° – Lapa), no Rio de Janeiro/RJ. A apresentação contará com a participação especial de Tony Garrido e Thiago Martins. Os ingressos custam R$ 80.

-- --