Festas Juninas – RGE dá dicas de segurança com a rede elétrica

Engenheiro de segurança da Rio Grande Energia orienta cuidados em contato com a rede elétrica para comemorar as festas juninas sem acidentes

 

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festividades juninas. A Festa Junina reúne famílias e amigos em volta das fogueiras, com bandeirinhas coloridas decorando o ambiente, além da variada culinária típica. Para que ocorra tudo tranquilamente nesse período festivo, a Rio Grande Energia (RGE) alerta a população em relação aos cuidados que se deve ter com a rede elétrica.

 

De acordo com o engenheiro de segurança da RGE, Vandro Pezzin, a Festa de São João envolve muitos enfeites e artefatos que podem causar graves acidentes caso tenham contato com a rede energizada. Pensando nisso, o engenheiro enfatiza que o cuidado deve ser dobrado. “A primeira dica que posso dar é respeitar sempre as orientações dos itens utilizados durante a comemoração. As típicas bandeirolas e faixas devem ser produzidas por materiais isolantes, biodegradáveis e de maneira alguma podem ser penduradas próximas a fiações e postes que conduzem energia”, explica.

 

Populares em festejos juninos, os fogos de artifício e as fogueiras também merecem atenção na hora de seu manuseio. “A combinação de fogo com energia elétrica só pode resultar em acidente”, garante Pezzin. A recomendação é manter distância na hora da queima de fogos e ter o cuidado para realizá-la ao ar livre e longe da fiação. Já em relação as fogueiras, o importante é que sejam formadas por madeira seca e colocadas em cima de uma base de areia. “Para evitar qualquer risco de acidente, as fogueiras nunca devem ser instaladas embaixo de postes condutores de energia”, acrescenta.