Confira as dicas da Renata Kuerten para escolher e apreciar um bom vinho

Modelo e apresentadora Renata Kuerten - Foto : Divulgação
Modelo e apresentadora Renata Kuerten – Foto : Divulgação

A modelo e apresentadora, que é grande apreciadora de vinhos, fala sobre suas preferências e dá dicas para você acertar na escolha

A modelo e apresentadora Renata Kuerten é apaixonada por vinho e sempre após um longo dia de trabalho adora saborear uma taça em boa companhia. “Minha bebida preferida é vinho tinto, uma tacinha por dia me faz relaxar depois de muita agitação e, além de tudo, faz muito bem para a saúde. Um dos meus prediletos é o chileno’’, conta Renata.

O vinho tinto é um ótimo aliado à saúde, especialistas afirmam que uma taça de vinho por dia ajuda a prevenir muitas doenças cardiovasculares, em homens e mulheres. Além disso, entre outros tantos benefícios, o vinho tinto ainda possui efeitos anticoagulantes e antitrombóticos, equilibra a pressão arterial e pode até prevenir gripes e resfriados.

Apesar de todos os benefícios, o vinho é uma bebida alcoólica (uma das mais antigas do mundo, inclusive) e deve ser consumida com moderação – uma tacinha de 125 ml por dia, de preferência no jantar, é o suficiente.

‘’Lá em casa a adega está sempre cheia, mas nem sempre foi assim. Até os vinte anos não gostava e não entendia absolutamente nada sobre vinhos. O tempo foi passando e fui me interessando pelo assunto. Foi quando resolvi acompanhar uma amiga em um curso de vinhos para iniciantes e amei’’, diz Renata.

Conheça agora algumas dicas e sugestões da Renata Kuerten para não ficar na dúvida na hora de escolher e harmonizar o vinho.

Tipo de Uva e harmonização:

Cabernet Sauvignon: Por ser bem equilibrado e ter bastante tanino (aquela substância que te deixa com a sensação de que o vinho seca e pega na boca), o vinho se torna mais seco, com uma boa proporção do sabor doce e o ácido. O Cabernet é conhecido como “a rainha das uvas tintas”. Harmoniza muito bem com: Queijos fortes, Carnes vermelhas e churrasco.

Merlot: O vinho desta uva é mais leve, sendo assim mais encorpado e com menos tanino, apresentando um sabor frutado, diferente do Cabernet. Harmoniza muito bem com: queijos suaves e fortes, carnes e churrascos, massas com molhos encorpados.

Malbec: Tornou-se a uva símbolo da Argentina! Os vinhos Malbec apresentam uma coloração mais intensa e bem mais encorpada, com a presença marcante do tanino. Harmoniza com: Um bom churrasco, carnes vermelhas gordurosas.

Pinoit Noir: Os vinhos mais elegantes do mundo são produzidos pela uva Pinoit! Tem níveis de taninos e pigmentos inferiores aos de outras grandes castas tintas, porém seus vinhos são mais ácidos. Harmoniza com: queijos suaves, salmão, atum, vitela e pizza.

Chardornnay: Conhecida como a uva branca de maior sucesso no mundo, o vinho desta uva proporciona vinhos complexos, ricos em sabor e encorpados. Ótimos para dias mais quentes de verão. Harmoniza com: queijos suaves, camarão, massas com molho suave, mariscos e aves.

Sauvignon Blanc: Leve e refrescante, é ideal para acompanhar aperitivos ou comidas leves. O vinho desta uva apresenta uma variedade de cor amarelo, acidez natural e aromas herbáceos. Harmoniza com: molhos e cremes acompanhados de aperitivos, queijos suaves, comida asiática, frutos do mar, saladas, ervas e vegetais.