Por inadimplência 5,5 milhões de CNPJs foram negativados em junho de 2018, revela Serasa Experian

CNPJs negativados - inadimplência das empresas - Serasa Experian

Inadimplência das empresas

Em junho de 2018 foram registrados 5,5 milhões de CNPJs negativados, um acréscimo de 7,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com maio deste ano, o número de empresas inadimplentes ficou estável. Em relação ao montante das dívidas, houve aumento de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A política econômica adotada pelo governo de Michel Temer que privilegia o mercado financeiro e os investidores, o desemprego e a estagnação da economia foram determinantes para o resultado, afetando especialmente os setores de comércio e de serviços, com cerca de 90% das empresas inadimplentes.

Inadimplência por setores
Em junho/2018, o setor de serviços continuou a figurar com o único segmento a aumentar sua participação entre as empresas em situação de inadimplência: ficou com 48,0% do total e avançou 1,2 ponto percentual na comparação com junho/2017. O comércio representou 42,6% dos CNPJs negativados, uma redução de 1,1 ponto percentual na comparação ano a ano. Já a indústria registrou queda de 0,2 ponto em relação ao mesmo mês do ano passado.