Receita – Chef Paulo Zan, do restaurante Innominato Osteria, ensina a fazer Bruschettone

receita-bruschettone-chef-paulo-zan-restaurante-innominato-osteria

Ingredientes

:: 4 fatias de pão Italiano com 1,50 cm
:: 5 tomates do tipo Italiano de médio para grande
:: Azeite
:: Pimenta do reino
:: 2 dentes de alho (um picadinho e outro só cortado ao meio no sentido longitudinal)
:: Manjericão fresco
:: Salsa fresca
:: Mozarela de búfala

 

Modo de preparo

:: O pão: toste as quatro fatias de pão dos dois lados, numa chapa de ferro, até dourar bem. Assim que terminar esfregue o alho cortado numa das superfícies dos pães, disponha-os numa assadeira refratária, jogue um fio de azeite e uma pitada de sal em cada fatia.

:: O molho: em água fervente, coloque os quatro tomates e espere a pele se romper. Assim que isso acontecer, escorra imediatamente os tomates, espere esfriar um pouco e retire as peles (retire as sementes também, se preferir). Pique os tomates em pedaços grandes e tempere com o sal, azeite, alho cru picadinho (para deixar mais suave, pule esta etapa) e manjericão.

:: Formas de servir: no inverno, cubra as fatias de pão com o molho preparado, ponha a mozarela fatiada por cima e leve ao forno para derreter bem. Ao retirar salpique a pimenta do reino, a salsinha, e regue com um generoso fio de azeite. No verão, cubra com o molho, a mozarela cortada em cubos, pimenta do reino, salsinha e azeite.

 

Dica do chefe:

Quando fizer no forno, deixe dar uma leve queimadinha no pão. Quando não fizer no forno, tempere a mozarela em cubinhos antes  e com bastante personalidade. Se gostar de pimenta, salpique por cima a de sua preferência.

-- --