Outono 2015 começa com superlua, lua nova e temperaturas mais baixas na Região Sul

Autumn 2015 photos

O fim de semana será marcado pela primeira onda de frio do ano sobre o Sul do país. O Outono 2015 começa com temperaturas mais baixas sobre os três Estados da região. No Rio Grande do Sul, o amanhecer do domingo será de apenas 10ºC na região de Uruguaiana, segundo a previsão da Somar Meteorologia.

Uma nova frente fria vai avançar sobre o Sul e vai provocar chuvas nos três Estados. Este sistema meteorológico já influência o tempo em São Paulo, por isso que há previsão de chuva no território paulista. A precipitação também vai acontecer sobre os outros Estados do Sudeste.

Chove também sobre o Norte e Nordeste do Brasil devido à umidade da Amazônia. Já no Centro-Oeste, o volume de chuva será baixo neste fim de semana.

Outono começa na sexta-feira
O outono de 2015 começa na sexta-feira (20), exatamente às 19h45min (horário de Brasília). O horário tem a ver com a astronomia. Nesta data, os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia vinda do sol (momento chamado de equinócio). Além disso, o dia e a noite têm 12 horas de duração em todos os pontos do globo. Uma curiosidade: os períodos próximos dos equinócios (outono e primavera) também registram as maiores marés do ano, pois além da atração gravitacional da Lua, ocorre a maior atração gravitacional por parte do Sol.

Superlua ocorre pela primeira vez neste ano
Além da entrada do Outono, outro fenômeno ocorre também na sexta-feira: a Superlua, é quando a lua se mostra bem maior e mais brilhante que o habitual, porém desta vez será diferente. “Isso porque o fenômeno da Lua no perigeu (ponto de máxima aproximação com a Terra) de hoje coincide com o início da lua nova, que é uma lua escura e por conta disso não será tão perceptível este fenômeno, desta vez a lua não vai parecer maior e mais brilhante”, explica o meteorologista Celso Oliveira da Somar. A lua está mais próxima da terra, mas não será muito visível. A próxima Superlua vai acontecer no dia 29 de agosto, e da próxima vez vai coincidir com a lua cheia, o que aumenta a possibilidade de ficar mais perceptível, mais bonita e parecer mais clara e brilhante, isso se o céu estiver sem nuvens no dia em que ocorrer o fenômeno.

-- --