Abicalçados reconhece referências do setor calçadista nacional

Premio Direcoes Abicalcados 2016

A noite de quinta-feira (28.04.16) foi de festa para o setor calçadista nacional. A data marcou, além da entrega da edição 2016 do Prêmio Direções Abicalçados, a posse do Conselho Deliberativo da entidade para o triênio 2016/2019. O encontro, ocorrido no Espaço TAO, em Novo Hamburgo/RS, contou com a presença de lideranças políticas e empresariais do setor calçadista.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, o Prêmio Direções cumpriu com o objetivo de reconhecer as referências positivas para o desenvolvimento setorial. “Neste momento de incertezas, o Prêmio, através da apresentação de casos positivos, auxilia de sobremaneira na retomada da autoestima do setor calçadista para driblar as dificuldades e traçar um futuro positivo para a atividade”, comenta.

Para o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, o engajamento das empresas no Prêmio Direções demonstra que o setor está unido em prol da causa de gerar desenvolvimento, deixando a concorrência de lado e unindo esforços em nome do bem comum.

No total, o Prêmio Direções reconheceu nove cases de sucesso nas categorias de Gestão Industrial, Marketing, Design, Internacionalização e Sustentabilidade, além do jornalista com a melhor matéria setorial escrita ao longo de 2015.

Conselho
Além da premiação, o evento contou ainda com a posse oficial do Conselho Deliberativo e Fiscal da Abicalçados para o próximo triênio. Encabeçado pelo seu presidente Rosnei da Silva, diretor-administrativo da Bibi, que assume o cargo de Paulo Schefer – presidente do Grupo Priority-, o Conselho Deliberativo será responsável pelas diretrizes que irão guiar a entidade nos próximos três anos, sempre com a premissa de união setorial.

Na oportunidade, Schefer foi homenageado pelos trabalhos prestados durante o período em que esteve à frente da entidade.

O Prêmio Direções é uma ação da Abicalçados que, em 2016, foi patrocinada pela Braspress, Caixa Econômica Federal, Couromoda e Francal Feiras.

Confira os vencedores

Categoria Gestão Industrial
:: Micro/pequeno porte: Dian Patris
:: Case: Pensando no bem estar do colaborador
:: Com investimento total de quase R$ 850 mil, a empresa realizou adequação nas normas do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) com vista a privar pelo patrimônio, bem como pela segurança dos colaboradores; implantou mudanças para enquadramento na NR 12; mudanças no estacionamento para melhora de acesso dos bombeiros em caso de incêndio e climatização total.

Médio/grande porte: Ramarim
:: Case: Sistema de montagem de calçado pelo método String
:: A empresa criou um novo sistema de montagem de calçados, introduzido no final do ano passado, que contribui de forma revolucionária para o ganho de tempo e redução dos custos de produção. Trata-se de uma alternativa de montagem integral do cabedal em apenas um movimento, reduzindo drasticamente o tempo de trabalho. A redução significativa de custos, além do conforto ergonômico que o equipamento oferece ao operador, e a qualidade proporcionada pela uniformidade na montagem, são as principais vantagens proporcionadas.

Categoria Marketing
::  Micro/pequeno porte: Insecta Shoes
:: Case: Green Friday
Ao longo de toda a sexta-feira de Black Friday, em novembro do ano passado, ao invés de postar produtos em promoção, a empresa postou, nas suas redes sociais, cards com estatísticas sobre o impacto da moda no meio ambiente.

Médio/grande porte: Jorge Bischoff
:: Case: #APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark
:: Com consolidação no ano de 2015, o projeto ‘#APAIXONADASJB: a construção de uma lovemark’ tomou forma a partir da percepção da empresa sobre o movimento natural do mercado que aponta para uma paixão cada vez mais intensa por parte do público consumidor da grife. A partir desta demanda, as estratégias e ações passaram a voltar-se cada vez mais em direção ao conceito de lovemark. A principal estratégia dessa ação consistiu em proporcionar às consumidoras participantes uma experiência completa de exuberância, reforçando sua relação apaixonada com a grife

Categoria Internacionalização
:: Médio/grande porte: Arezzo
:: Case: Schutz USA
Após dois anos do início dos testes e de muito aprendizado na operação nos Estados Unidos – desde setembro de 2012, com a abertura da Flagship Store na Madison Avenue, em Nova Iorque -, o grupo Arezzo&Co decidiu se preparar mais profundamente para a entrada no mercado norte-americano.

Categoria Sustentabilidade
:: Micro/pequeno porte: Pitanga By Brasil
:: Case: Projeto Sandália Gladiadora – Eco Pitanga by Brasil
A empresa produziu uma sandália com materiais ecologicamente sustentáveis.

Médio/grande porte: Usaflex
:: Case: Pegada ecológica Usaflex
:: Durante os anos de 2014 e 2015, a Usaflex, através do Comitê de Sustentabilidade, junto à Ecovalor, realizou o inventário das emissões dos GEE utilizando a ferramenta GHG Protocol, que traz uma metodologia internacionalmente reconhecida, medindo a emissão de CO2 na atmosfera. Dividido em três etapas (mensuração, redução e compensação), o projeto teve as ações planejadas durante o ano de 2014 e em 2015 teve iniciada a implementação das ações.

Categoria Design
:: Micro/pequeno porte: Plugt
:: Case: Co-brand Plugt e Fiat: Babuche Baby Uno
A empresa buscou na parceria com a Fiat a consolidação da marca no mercado através de uma dinâmica de investimentos em parcerias relevantes e que concedessem credibilidade ao produto.

:: Médio/grande porte: Usaflex
:: Case: Usaflex Care Diabetes
A linha Usaflex Care Diabetes foi criada pela identificação de uma demanda crescente por parte dos diabéticos. Foram produtos calçados especiais, com solados resistentes, ausência ou a máxima redução de costuras, cabedais flexíveis, forrações internas confortáveis com características de manutenção de temperatura e absorção de umidade e palmilhas especiais para a absorção de impacto.

Categoria Jornalista
:: Martin Behrend

 

Foto : Divulgação Abicalçados

-- --