Porto Alegre uma Capital incapacitada para receber shows e eventos nacionais abertos ao público

Porto Alegre - Show Nivea 2015 01

Na tarde de domingo (12.04.15), a capital gaúcha mostrou mais uma vez sua incapacidade de atender através de transporte público as necessidades da população de mobilidade à eventos e shows nacionais. Sortimentos.com flagrou atrasos nos horários e falta de ônibus na linha T1 no sentido norte sul, entre 16h e 17h. Na Avenida Ipiranga, entre a PUC e Palácio da Polícia foi possível perceber paradas lotadas e longa espera por transporte coletivo da linha operada pela Carris.

Porto Alegre - Show Nivea 2015 02

 

SEM CONDIÇÕES
Sortimentos.com flagrou ônibus da linha T1 da Carris, lotado passando direto por parada em frente ao Palácio da Polícia com várias pessoas. No local haviam usuários esperando por mais de 20 minutos um ônibus da Linha T1.

Porto Alegre - Show Nivea 2015 03

NAS BARBAS DO PROFETA
Sortimentos.com também registrou, às 17h, uma lotação da linha Ipiranga Ypu no sentido bairro centro transportando passageiros em pé. Vale lembrar que a foto foi realizada por sortimentos.com em frente a sede da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação.

 

APOIO DA PREFEITURA NÃO GARANTIU MOBILIDADE
Aproximadamente 100 mil pessoas passaram pelo Anfiteatro Pôr do Sol na tarde de domingo (12.04.15) para assistir ao espetáculo NIVEA VIVA Tim Maia, que reúne Criolo e Ivete Sangalo em uma grande celebração ao síndico da música brasileira. Sob direção musical de Daniel Ganjaman e direção geral de Monique Gardenberg, o show destaca a obra monumental de Tim, sintetizada em um roteiro de 28 composições lançadas originalmente entre 1969 e 1986 e imortalizadas no imaginário afetivo nacional.

Após a estreia nacional em Porto Alegre, com apoio da Prefeitura Municipal, a turnê segue agora por outras seis cidades, sempre com apresentações ao ar livre e gratuitas, levando na bagagem muita música e emoção à flor da pele, em sintonia com a ideologia da NIVEA de reavivar ídolos e o rico universo da música brasileira. Como sintetiza a diretora de marketing da NIVEA, Tatiana Ponce, o espetáculo é um momento de alegria, de cultura e de diversão com o som do “maior soulman da música brasileira”.


INVESTIMENTO NA CONTRAMÃO
O grande motivo do movimento era a ida da população ao show de Ivete Sangalo e Criolo,  da turnê NIVEA VIVA TIM MAIA, às 16h30, no Anfiteatro Pôr do Sol ( Av. Edwaldo Pereira Paiva, s/n – Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na orla do Lago Guaíba), em Porto Alegre / RS. A ideia de apresentar um show dessa magnitude na Capital gaúcha trouxe diversos transtornos como engarrafamento, falta de vagas para estacionamento nas ruas próximas ao local do evento e no Shopping Praia de Belas. Um problema geral de mobilidade urbana. A falta de estrutura, planejamento e capacidade operacional pode comprometer novos projetos em Porto Alegre. Qual a marca ou artista que vai desejar associar sua imagem ou investir em Cidades que não oferecem condições para a realização de um show ?

 

SEM SOLUÇÃO
A solução ideal seria a EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação solicitar à Carris um reforço na tabela horária, como forma de incentivar o uso do transporte coletivo. Por aquilo que foi observado por sortimentos.com tal providência não foi tomada. Já é tradicional o descaso da EPTC com aqueles que frequentam shows e eventos em Porto Alegre. Não há acréscimo na tabela de horários do transporte coletivo nos dias de shows noturnos e nos finais de semana. A Capital gaúcha vive um desmonte do transporte público por ônibus com diminuição na tabela horária, falta de fiscalização e sucateamento da frota, que atinge idade média de 7 anos.

.