Porto Alegre – Chuva forte e ventania no feriadão de Páscoa 2016

fredy-viera-exposicao-redencao-a-luz-invisivel-cafe-do-porto-porto-alegre-sortimentos-600x330

O Sistema Metroclima alerta sobre potenciais condições meteorológicas muito adversas durante o feriadão de Páscoa 2016 na região de Porto Alegre. Um centro de baixa pressão avançará para o Rio Grande do Sul com chuva em volumes muito altos e ventania. A instabilidade toma conta do Estado nesta Sexta-Feira Santa com chuva volumosa (50 mm a 100 mm) em vários pontos da Metade Norte. O sábado será o dia de instabilidade mais intensa na maioria das regiões com volumes de chuva muito altos em diversas áreas do Estado. No domingo, apesar de aberturas de sol pelo território gaúcho, ainda se espera chuva ao menos em parte do dia e que localmente pode ser forte no Leste do Estado,  incluindo a área de Porto Alegre. Adverte-se que episódios de chuva forte a torrencial neste feriadão podem trazer alagamentos. Devido à característica do sistema que atuará no Rio Grande do Sul, bairros das zonas Sul e Leste da Capital podem ter os mais elevados volumes de chuva dentro de Porto Alegre. Alerta-se ainda sobre rajadas de vento forte a ocasionalmente intensas por horas seguidas. O vento deve começar a se intensificar da tarde para a noite desta quinta e soprar com rajadas fortes a muito fortes durante a sexta e o fim de semana. Não é vento forte de temporal (intenso e breve), mas tipico de situação ciclônica que sopra por muitas horas seguidas. As rajadas atingirão de 60 a 80 km/h na Capital e não se afasta que possam ser mesmo superiores em alguns pontos, o que pode trazer problemas como quedas de árvores e cortes de luz.

PREVISÃO

Sexta-feira Santa (25/3): Muitas nuvens e instabilidade. Centro de baixa pressão passa a influenciar o tempo na região de Porto Alegre. Tempo fechado e chuvoso. Instabilidade maior da tarde para a noite, quando é alto o risco de chuva moderada a forte, ocasionalmente torrencial com altos volumes. Mínimas ao redor de 17ºC e 19ºC com máximas de 22ºC a 24ºC. Vento moderado com freqüentes rajadas fortes a muito fortes do quadrante Leste.

Sábado de Aleluia (26/3): Muitas nuvens com chuva no decorrer do dia. Alerta para o risco ainda de chuva moderada a forte em alguns momentos com possibilidade de pancadas passageiras ocasionalmente torrenciais com altos volumes em curtos períodos. Mínimas de 16ºC a 18ºC nos pontos altos da cidade e máximas de 21ºC a 23ºC. Vento moderado a forte com rajadas por vezes muito fortes, inicialmente do quadrante Leste e depois do quadrante Oeste.

Domingo de Páscoa (27/3): Nebulosidade variável. Períodos com muitas nuvens e céu nublado a encoberto e outros de menor nebulosidade em que o sol pode aparecer. Prováveis pancadas de chuva associadas à circulação do eixo do centro de baixa pressão. Risco de pancadas fortes passageiras com trovoadas e ocasional granizo isolado ante prováveis nuvens carregadas de desenvolvimento vertical. Vento moderado a forte com rajadas do quadrante Oeste. A perspectiva de sol e chuva pode favorecer arco-iris. Mínimas de 16ºC a 18ºC nos morros e máximas de 23ºC a 25ºC na cidade.

Segunda (28/3): Mais um dia de nebulosidade variável com sol e nuvens, mas chance de chuva passageira. Por ser instabilidade de circulação de baixa pressão, há possibilidade de chuva forte localizada e passageira na forma de pancadas. Temperatura segue amena. Mínimas de 17ºC a 19ºC e máximas de 26ºC a 28ºC. Vento fraco a moderado.

Foto :Redenção a Luz Invisível de Fredy Viera

-- --