Quinteto Canjerana é atração da edição de setembro do Som no Salão em Porto Alegre

Quinteto Canjerana - Foto Thiane Luiza
Quinteto Canjerana – Foto Thiane Luiza

O Quinteto Canjerana que é considerado “uma das grandes surpresas da música instrumental regional dos últimos tempos” é a atração da edição do mês de setembro do projeto Som no Salão 2016. Aproveitando as comemorações da Semana Farroupilha, o Quinteto, sobe ao palco do Salão de Atos da Ufrgs (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre / RS, na quarta-feira (14.09.16), às 20h, para um show gratuito. A apresentação contará também com a participação do premiado pianista Luiz Henrique “New”

No show, serão apresentadas as músicas do disco “Promessa”, primeiro álbum autoral, que reúne oito temas instrumentais. Valorizando todos os instrumentos do grupo, o Quinteto Canjerana promete uma apresentação viva, alegre, leve, dinâmica, de melodias fortes e harmonias emocionantes, que vem conquistando um público diverso. O espetáculo conta ainda com a participação do premiado pianista, tecladista, arranjador e compositor Luiz Henrique “New”.

Quinteto Canjerana
Reunindo músicos de Lajeado, Farroupilha e Encantado, o Quinteto Canjerana é formado por Fernando Graciola (violão), Maurício Horn (acordeon), Maurício “Lito” Malaggi (bateria), Tiago Ferrari Daiello (contrabaixo acústico) e Zoca Jungs (guitarra e viola). Juntos desde 2012, eles apresentam um trabalho autoral instrumental contemporâneo, alicerçado nas músicas nativista e folclórica do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. A proposta é de uma sonoridade gaúcha mesclada com música de câmara, permeada com espaços para improvisação e diálogo entre os instrumentistas que, além das fortes referências de seu local de nascimento, revelam o conhecimento da música advinda de outras partes do Brasil.

Raquel Leão - Foto Yamini Benites
Raquel Leão – Foto Yamini Benites

O projeto Som no Salão iniciou sua sexta edição em julho/16, com show de Raquel Leão. Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da Ufrgs, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco músicos como Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet& Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

-- --