Recital Cantos do Sul da Terra com o músico Demétrio Xavier homenageará a negritude

Demétrio Xavier - Foto Andrea Ávila
Demétrio Xavier – Foto Andrea Ávila

Demétrio Xavier – Recital Cantos do Sul da Terra

O Movimento Negro no Brasil não se sente representado pelo 13 de maio. Considera mais digna uma data que homenageia um herói se sua resistência. Nos parece perfeito. Mesmo assim, o Recital Cantos do Sul da Terra com o músico Demétrio Xavier, homenageará a negritude presente nos cantos, ritmos, poesias e verso popular, em apresentação no domingo (13.05.18), às 20H, no Café Fon Fon ( Rua Vieira de Castro, 22 – Farroupilha ), em Porto Alegre / RS. A noite, contará com a participação especial da pianista e compositora Dúnia Elia. Ingressos: R$ 25,00. Mais informações e reservas: (51) 99880 7689.

“Traremos cantos de libertação ou denúncia relacionados a outras formas históricas de opressão. Os poderes jovem, feminino e indígena não faltarão ao nosso encontro, no mês dos 50 anos do maio de Paris; mês de nascimento de Alfonsina Storni; mês da execução de Condorcanqui. Até lá. Afinal, como diz o grande poeta afroperuano, Nicomedes Santa Cruz:
El canto es como un pañuelo
que enjuga el llanto a la vida
cuando esta es paloma herida
que no puede alzar el vuelo.
Puede el canto ser consuelo
que mitigue la aflicción,

Mas nunca resignación
para el pueblo que lo escucha,

Pues canto que impide lucha
no es verdadera canción”, destaca Demétrio.

DEMÉTRIO XAVIER
Músico porto-alegrense, especializado, há 30 anos, na música crioula do Uruguai e da Argentina. Atua permanentemente no Rio Grande do Sul e nos dois países platinos. Enfatiza sua pesquisa na obra do argentino Atahualpa Yupanqui, tendo traduzido e gravado, em versão bilíngue, o seu poema maior, O Pajador Perseguido. Venceu a 36ª Califórnia da Canção Nativa com uma poesia musicada por Marco Aurélio Vasconcellos, A Sanga do Pedro Lira. Formado em Ciências Sociais pela UFRGS, conduz na FM Cultura, de Porto Alegre, o programa Cantos do Sul da Terra, dedicado à música e à literatura do Sul do continente.

.