Porto Alegre – Domingo no Parque promove tarde de música afro-gaúcha com show “Mais tambor, menos motor”

Porto Alegre Domingo no Parque Foto Nathaly Weber

Na semana da consciência negra, o projeto Domingo no Parque promove seu terceiro evento com a Tarde de Música Afro-Gaúcha dia 22 de novembro de 2015, às 16h, no Oi Araújo Vianna ( Av. Osvaldo Aranha, 685 ), em Porto Alegre / RS. Com o show Mais Tambor, Menos Motor, o cancionista, músico e pesquisador Richard Serraria mostrará um repertório temático com a presença de convidados especiais: Alabê Ôni, Tonho Crocco, Bataclã FC, Andréa Cavalheiro, La Uruleyra (cuerda de candombe), Marcelo Delacroix, Ronald Augusto, Paulo Dionísio, Mini Bateria dos Imperadores do Samba e Kaubi Tavares (intérprete de carnaval).

O repertório será baseado em canções que priorizam tematicamente a presença negra em Porto Alegre e terá nos arranjos os tambores afro-gaúchos. Nas projeções, Temis Nicolaidis mostrará ícones da cultura negra do Estado: Mestre Borel (referência do Batuque de Nação Oyó Idjexá, religião africanista no Rio Grande do Sul), Giba Giba (compositor e percussionista), Mestre Baptista (construtor de sopapos e Mestre de Bateria em Pelotas), Oliveira Silveira (poeta e referência do Movimento Negro) e Mestre Brinco (diretor de bateria dos Imperadores do Samba e integrante da Bataclã FC falecido ano passado).

Além do Alabê Ôni e Bataclã FC, a banda base que subirá ao palco com Serraria terá Angelo Primon nas guitarras e violões, Lucas Kinoshita na bateria, Matheus Kleber na gaita, Diego Banega no baixo, Marcelo da Redenção no violão, Mimmo Ferreira nos tambores uruguaios, Pingo Borel nas percussões e Duke Jay nos toca-discos, ilustrando a tarde ainda com vinis de artistas afro-gaúchos.

REPERTÓRIO MAIS TAMBOR, MENOR MOTOR

  1. Aré para Bará (Domínio Público)
  2. Toborinê (Domínio Público)
  3. Alabê Ôni (Domínio Público)
  4. Cantos de Maçambique e Quicumbi (Domínio Público)
  5. Dos Negros (Mimmo Ferreira e Alejandro Massioti)
  6. Pampa Esquema Novo (Richard Serraria e Marcelo Cougo)
  7. O jangadeiro não sabe nadar (Richard Serraria e Otávio Santos)
  8. Doce amor se fez Samba Puro (Richard Serraria e Marcelo Delacroix)
  9. Um bonde chamado desejo (Richard Serraria)
  10. Jaqueline Negadiaba (Richard Serraria e Marcelo Cougo)
  11. Só se for só (Richard Serraria)
  12. egritude Gato (Paulo Dionísio)
  13. Temporal (Richard Serraria e Pablo Grinjot)
  14. Menino Pandeiro (Richard Serraria, Duke Jay, Sandré Sarreta e Marcelo Cougo)
  15. Quem é dusmeu vem junto (Richard Serraria e Bataclã FC)
  16. Tijolo do Morro da Fumaça (Richard Serraria e Marcelo Cougo)
  17. Crenças a céu aberto (Richard Serraria e Marcelo Cougo)
  18. Giba Gigante Negão (Richard Serraria)
  19. Cabelo Pixaim (Richard Serraria)
  20. Bate bate forte o tambor (Richard Serraria e Marcelo Cougo)

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente a partir das 14h do dia 19 de novembro de 2015 nas lojas Oi. No dia da apresentação, as entradas também estarão disponíveis na bilheteria do Oi Araújo Vianna, a partir das 15h. A distribuição dos ingressos é limitada à capacidade do Auditório. Cada pessoa pode retirar no máximo dois ingressos

-- --