Porto Alegre Previsão do Tempo : chuva em excesso marca a próxima semana

Centro Porto Alegre Ceu Nublado - Foto Brayan Martins PMPA
Centro Porto Alegre Ceu Nublado – Foto Brayan Martins PMPA

 
Previsão do tempo : atualizado, sábado (07.10.17), às 18h

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, os modelos numéricos observados apresentam um cenário preocupante por causa do excesso de chuva previsto para a próxima semana em Porto Alegre. No domingo, 8, e na segunda-feira, 9, não se descarta instabilidade, mas os dados analisados apontam que o período mais crítico de chuva será entre a terça-feira, 10, e a sexta-feira, 13. Neste intervalo, as precipitações seriam muito volumosas, com alto risco de períodos de chuva forte a torrencial. Os principais modelos numéricos averiguados, na madrugada deste sábado, 7, indicam, para os próximos dez dias, volumes que variam de 100 mm a 250 mm. A média histórica de chuva em outubro é de 114,3 mm.

No período de intensa instabilidade associado a uma frente semi-estacionária, não podem ser descartados temporais com raios, rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e ocasional granizo. Esse cenário de excesso de chuva pode implicar em alagamentos, subida rápida ou transbordamentos de arroios, risco de escorregamentos de encostas e por causa do solo saturado e instável, quedas de árvores.

Porto Alegre Previsão do Tempo

Sábado, 7: o sol aparece com nuvens ao longo do dia, mas no decorrer da tarde para a noite as nuvens voltam a aumentar muito e provocam chuva. O vento sopra moderado do quadrante Sudeste. A temperatura fica amena. Mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 21°C e 23°C.

Domingo, 8: as nuvens predominam e provocam chuva no decorrer do dia. Não se descarta pancadas de chuva forte com volumes elevados. Da tarde para noite, o tempo melhora. O vento sopra de fraco a moderado do quadrante Leste, mas poderá soprar com rajadas fortes ocasionalmente. A temperatura fica mais baixa ao longo do dia. Mínimas entre 15°C e 17°C e máximas de 17°C a 19°C.

Segunda-feira, 9: o sol aparece com nuvens, mas as nuvens aumentam da tarde para a noite e provocam chuva. O vento sopra fraco do quadrante Sudeste. Mínimas entre 14°C e 16°C e máximas de 25°C a 27°C.

Terça-feira, 10: o tempo permanece instável com predomínio das nuvens e chove de fraco a moderado a qualquer momento. O vento fica calmo ou sopra fraco do quadrante Sudeste. Mínimas entre 17°C e 19°C e máximas entre 19°C e 21°C.