Porto Alegre PMPA Foto Ivo Goncalves

Em alinhamento com os governos federal e estadual, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre transferiu para a sexta-feira, 30, o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Funcionário Público, tradicionalmente celebrado em 28 de outubro. No ponto facultativo na sexta-feira e no feriado de Finados, na segunda-feira, 2, os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais atuarão em regime de plantão. O expediente regular será retomado na terça-feira, 3.

FALA PORTO ALEGRE 156 – Solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, pavimentação de ruas, coleta de lixo, esgoto pluvial e outras demandas (opções 6, 8 e 9) estão disponíveis com atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, feriados e pontos facultativos, o serviço funciona das 8h às 18h. Para serviços de trânsito, água, esgoto sanitário e denúncia de vandalismo, o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

CEIC – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera normalmente, 24 horas por dia, reunindo técnicos da prefeitura. O videomonitoramento, através de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic opera principalmente no atendimento a situações de risco e emergência.

DEFESA CIVIL – O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

EDUCAÇÃO – Escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental que entraram em greve farão recuperação no ponto facultativo, 30, trabalhando regularmente. As demais estarão fechadas. As creches comunitárias conveniadas terão funcionamento normal na sexta-feira.

SAÚDE – Os Pronto Atendimentos (PAs) e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital da Restinga e Extremo-Sul e Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. As unidades básicas de saúde (UBSs) e de saúde da família (USFs) estarão fechadas entre a sexta-feira, 30, e a segunda, 2, reabrindo na terça-feira, 3, nos horários normais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – que funciona unicamente para atendimento nos casos caracterizados como de risco à vida, na rua e em domicílios – pode ser acionado pelo telefone 192.

Unidades de Pronto Atendimento 24 horas:

  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com av. Assis Brasil – 3368-1619)
  • PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
  • PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, Parada 12, Lomba do Pinheiro)
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone 3289-3456)

Hospitais:

  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bairro Bom Fim)
  • Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (av. Independência, 661)
  • Hospital da Restinga e Extremo-Sul (Estrada João Antônio da Silveira, 3330)

TRÂNSITO E TRANSPORTE – Na segunda-feira, 2, a tabela do transporte coletivo será de feriado (equivalente a de domingo) nas linhas de ônibus, e os táxis circularão com bandeira 2. As linhas de ônibus que atendem os cemitérios terão reforços em suas viagens. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) atende pelo telefone Fala Porto Alegre – 156 (24h) para informações sobre trânsito e transporte.

LIMPEZA URBANA – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam sob regime de plantão, com equipes das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O DMLU atende pelos telefones (51) 3289-6843, 3289-6999 e Fala Porto Alegre – 156.

ÁGUA E ESGOTOS – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalhará no ponto facultativo e no feriado em regime de plantão, como nos fins de semana. Há atendimento 24 horas pelo telefone Fala Porto Alegre – 156, opção 2, para solicitações de serviços emergenciais, agendamentos, esclarecimentos sobre assuntos da área comercial, denúncias de ligações clandestinas, solicitações e reclamações relativas a água e esgoto cloacal. Os cinco postos de atendimento comercial estarão fechados e voltam a funcionar normalmente na terça-feira, 3.

ESGOTOS PLUVIAIS – De sexta-feira, 30, a segunda-feira, 2, o plantão técnico no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) será das 8h às 17h, no telefone 3289-2200.

CONSELHO TUTELAR – No ponto facultativo e no feriado, atenderá em regime de plantão 24 horas centralizado na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco, e pelos telefones 3226-5788 e 3289-8485.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – O Serviço de Abordagem Social – Crianças e Adolescentes/Ação Rua atende das 9h às 19h em regime de plantão. Solicitações pelo telefone 3289-4994. Após esse horário, acionar o Conselho Tutelar.

Albergues: À noite, o serviço funciona das 19h às 7h, nos seguintes endereços:

  • Albergue Municipal – rua Comendador Azevedo, 215 (também faz abordagem de acordo com a solicitação da comunidade pelo telefone 3346-3238).
  • Albergue Dias da Cruz – avenida Azenha, 366.
  • Albergue Felipe Diehl – Praça dos Navegantes, 41.

TURISMO
Linha Turismo: Na sexta-feira, 30, o city tour Linha Turismo circulará apenas às 9h e às 10h, devido a desligamento de energia programado da CEEE. Na segunda-feira, 2, os ônibus de dois andares que operam os roteiros do city tour não circulam, devido ao dia reservado à manutenção do veículo.

Centros de Informação Turística (CITs):
No dia 30, haverá atendimento normal no CIT Mercado do Bom Fim, das 8h30 às 18h, no CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho/Terminal 1, das 8h às 22h, no CIT Centro Histórico, das 9h às 18h, e no CIT Usina, das 9h às 18h. A exceção será o CIT Linha Turismo, que funcionará apenas pela manhã, das 8h às 12h, devido ao desligamento de energia programado da CEEE na região da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR).

No feriado de Finados, 2, só haverá atendimento regular no CIT Mercado do Bom Fim, das 8h30 às 18h, e no CIT Aeroporto Internacional Salgado Filho/Terminal 1, das 8h às 22h. Os outros CITs não terão atendimento.

MEIO AMBIENTE – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém plantão e poderá ser acionada pelo telefone Fala Porto Alegre – 156 (das 8h às 18h, sem intervalo ao meio-dia).

GUARDA MUNICIPAL – A equipe do Programa Vizinhança Segura estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atende escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais do Centro Histórico, além do plantão na sede com o serviço de telemonitoramento em 570 prédios municipais pelos telefones 3289-7031 ou 0800.460153 (serviço 24h).

DISQUE-PICHAÇÃO – Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas para o serviço 24 horas da Guarda Municipal, telefone 153, e pelo Fala Porto Alegre – 156.

FISCALIZAÇÃO – A Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comercio (Smic) manterá equipes de plantão e realizará fiscalização especial nos arredores dos cemitérios. Denúncias devem ser encaminhadas pelo telefone Fala Porto Alegre – 156.

PROCURADORIA – A Procuradoria-Geral do Município informa que o Posto de Arrecadação Fiscal (PAF), localizado no Foro Central de Porto Alegre, tem atendimento normal na sexta-feira (30/10), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Na segunda-feira, 2, o posto estará fechado.

FAZENDA – A Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda estará fechada na sexta-feira, 30, e na segunda-feira, 2, retomando suas atividades na terça-feira, 3. Localizada na Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, no Centro Histórico, também fornece informações pelos telefones Fala Porto Alegre – 156, para chamadas locais, e (51) 3289-0156 para chamadas de outras cidades.

-- --