Porto Alegre – Orquestra Jovem do RS faz concerto no Teatro Bruno Kiefer

Orquestra-Jovem-do-RS
A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul fará mais um concerto da temporada 2016 na próxima quarta-feira, dia 30 de março de 2016. O Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) – Porto Alegre/RS, receberá os estudantes dos níveis inicial, intermediário e o corpo principal da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul no palco. O concerto está marcado para as 20h e tem entrada franca.

O caminho de aprendizado dos alunos da OJRS será demonstrado em uma sequência de músicas regidas pelo maestro Telmo Jaconi. Os alunos iniciantes, que ingressaram na Orquestra em dezembro de 2015, vão apresentar Twinkle, twinkle, little star e Lightly Row, de S. Susuki, e o Tema da 9ª Sinfonia, de L.V. Beethovem. Os estudantes que já estão no nível intermediário, tocarão Concerto Alla Rustica, de A. Vivaldi, Allegro – Andante – Allegro, Polka Pizzicatto, de J. Strauss e Hoo Daiko. O corpo principal da Orquestra executará Andante do Trio Opus 8, de F. Chopin, Sonata Para Cordas nº 1, de G. Rossini, Alegro – Andante – Scherzo, Andagietto da Sinfonia nº 5, de G. Mahler e o Tema da série Game oh Thrones, de R. Djawadi.

A OJRS tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de jovens através da música. Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 24 anos formam o público alvo que compõe o corpo orquestral constituído por violinos, violoncelos, violas, flautas, piano e percussão.

Os integrantes recebem auxílio mensal e os que têm mais de 14 anos são inseridos no Programa Jovem Aprendiz, em uma parceria com o Pão dos Pobres. Por meio de um processo seletivo, que acontece com entrevista e teste teórico, são escolhidos novos integrantes para o grupo. Estes passam a frequentar o Curso de Músico Instrumentista com duração de dois anos. Além do ensino da música, a OJRS oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo.

Atualmente a OJRS conta com 90 alunos que são regidos pelo maestro Telmo Jaconi. A sustentabilidade da Orquestra, assim como sua expansão e crescimento, é feita a partir do apoio dos sócios, leis de incentivo, empresas patrocinadoras, parcerias com instituições públicas e através de doações.

Mais informações: (51) 3433 – 6944

Foto: Divulgação

-- --