Porto Alegre Notícias : quarta-feira (15.08.18)

Centro de Cidade de Porto Alegre - Foto PMPA

Porto Alegre Notícias

PREVISÃO DO TEMPO – O sol aparece com nuvens no decorrer do dia, mas entre a madrugada e manhã ocorrem períodos de maior nebulosidade. O vento se mantém calmo ou sopra fraco do quadrante Sul. A temperatura terá menor variação e a mínima ocorre à noite. A mínima em Porto Alegre será de 8°C e a máxima de 18ºC.

TESTES RÁPIDOS – A prefeitura oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite C na programação da Semana da Juventude, pela unidade móvel do projeto Fique Sabendo. Nesta quarta-feira, 15, o ônibus estará no Largo Glênio Peres, das 10h às 18h, na atividade Estação Juventude. Nesta quinta-feira, 16, o ônibus estará no Crip Bom Jesus (rua São Felipe, 144), das 9h às 15h. A programação poderá ser alterada em caso de chuva forte. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço inclui distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. Com segurança e privacidade, o resultado dos exames sai em apenas 30 minutos, com dois consultórios para atendimento à população.

ÁGUA – Em uma ação corretiva, o Dmae vai substituir dois registros de água diâmetro 400 milímetros, no canteiro da rótula da avenida Edgar Pires de Castro x Estrada Juca Batista, nesta quarta-feira, 15. O abastecimento será interrompido a partir das 8h para os bairros Aberta Morros, Campo Novo, Chapéu do Sol (parte), Hípica (parte), Ipanema (parte) e Vila Nova (parte). O serviço é complexo e vai se estender até o final da tarde de quarta feira. A previsão é normalizar o abastecimento a partir da noite, podendo retornar mais tarde nas partes altas do sistema de distribuição.

POA EM CENA – A partir desta quarta-feira, 15, o público já poderá adquirir ingressos para boa parte da programação do 25º Porto Alegre Em Cena, que será realizado entre 11 e 23 de setembro. A pré-venda será realizada via internet e também na bilheteria oficial instalada no BarraShoppingSul, das 13h às 22h (exceto aos domingos). Na primeira etapa de vendas, estarão disponíveis entradas para a montagem nacional Grande Sertão: Veredas, dirigida por Bia Lessa, que terá sessões nos dias 15 e 16 de setembro, no Teatro do Sesi e para o espetáculo de abertura, do grupo instrumental Höröyá (dia 11, no Theatro São Pedro). Também já serão vendidos ingressos para peças locais que concorrem ao Prêmio Braskem Em Cena.

STARTUPS – O programa Start.Edu visa a atrair startups de todo o país em busca de soluções inovadoras para os desafios da rede municipal de ensino. É uma parceria entre a prefeitura e a Aliança para a Inovação de Porto Alegre, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Unisinos. O primeiro edital já está recebendo inscrições até o dia 6 de setembro. Os interessados devem acessar o site da Smed, onde também está a ficha online de inscrição. A partir do edital, serão selecionadas propostas que possam contribuir com os desafios de qualificar os processos de aprendizagem e o desempenho dos alunos, ampliar a eficiência da gestão escolar e melhorar os serviços prestados pela Smed ao cidadão.

MULHERES – Nesta quarta-feira, 15, das 17h às 21h30, no Auditório Nascente do Prédio Centenário da Escola de Engenharia da Ufrgs (avenida Osvaldo Aranha, 99, Centro Histórico), será realizado o 1º Colóquio sobre Violência Institucional: repensando o acolhimento em rede e seus impactos às mulheres em situação de violência. No evento também serão abordadas as barreiras que as vítimas de violência doméstica sofrem após decidirem denunciar o ofensor, as dificuldades vivenciadas durante as audiências, entre outros temas. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, por meio do Centro de Referência da Mulher (Cram) da Diretoria dos Direitos Humanos, participa do encontro promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Assessoria para Mulheres (Gritam).

BOTA-FORA – O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), segue desta segunda-feira, 13, a sexta-feira, 17, em 11 comunidades. O serviço começa às 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis e outros objetos de grande volume. No mês de julho, o Bota-Fora recolheu 120 toneladas de materiais em 37 comunidades. Nesta quarta-feira, 15, a ação será realizada nas comunidades Alto Erechim (bairro Nonoai), Bela Vista (bairro Navegantes) e Loteamento Chapéu do Sol (bairro Campo Novo).

ESTAÇÂO JUVENTUDE – Como parte da programação da Semana Um Olhar para a Juventude de Porto Alegre, nesta quarta-feira, 15, das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres, ocorre a Estação Juventude. O evento vai oferecer atividades culturais, orientação jurídica, direitos do consumidor, orientação para o mercado de trabalho, inscrições para cursos gratuitos, testes rápidos de HIV e Sífilis, orientações para o público LGBTI, medidas de proteção ao meio ambiente, separação correta de resíduos, ID Jovem, entre outras.

DMLU – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, vai participar das atividades para a Semana Um Olhar para a Juventude de Porto Alegre. A Estação DMLU estará em exposição nesta quarta-feira, 15, das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. No local também haverá posto de coleta de óleo de fritura e resíduos eletrônicos. Recomenda-se que o óleo de fritura seja colocado em garrafas de plástico ou vidro para ser levado ao local. Os resíduos eletrônicos que podem ser coletados são os das linhas branca, azul, verde e marrom.

SEMANA DA JUVENTUDE – Até 19 de agosto, a Semana de Um Olhar para a Juventude de Porto Alegre apresentará atividades em várias regiões da Capital, que serão realizadas por cerca de 70 organizações da sociedade civil e públicas, com oferta de serviços federais, estaduais e municipais. O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Rede Juventudes de Porto Alegre. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), 27% da população de Porto Alegre é formada por jovens de 12 a 29 anos. Programação inclui ações e eventos em várias áreas, com representação de todas as tribos e segmentos jovens de Porto Alegre.

SARAMPO E PÓLIO – Prossegue até 31 de agosto a campanha de vacinação de crianças entre um ano e menores de cinco anos contra sarampo e poliomielite. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estima o público em 65.181 crianças. A meta é vacinar ao menos 95% do público-alvo. O titular da SMS, Erno Harzheim, acompanha o início das atividades da campanha na US Tristeza (Av. Wenceslau Escobar, 2442), a partir das 7h30 na segunda-feira. A rede municipal terá 125 salas de vacina abertas para receber a população. Das 139 salas mantidas pela SMS, 14 apresentam problemas técnicos na rede de frio – equipamentos utilizados para conservar as vacinas. Saiba mais.

GRIPE – Cinquenta e três salas de vacina da rede municipal de saúde mantém a vacinação contra influenza para pessoas de todas as faixas etárias a partir dos seis meses de vida. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é garantir proteção ao maior número possível de moradores de Porto Alegre. De acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, 560.049 pessoas foram vacinadas contra influenza em Porto Alegre até 31 de julho.

SERVIÇOS – Porto Alegre foi a primeira Capital a disponibilizar a Carta de Serviços, ferramenta no qual o cidadão pode consultar e qualificar os serviços públicos municipais. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, o trabalho, que cumpre uma determinação prevista na lei 13.460/2017, está na etapa de avaliação com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação dos usuários. Qualquer pessoa pode acessar o site alfa.portoalegre.rs.gov.br/carta-de-servicos, analisar a secretaria/órgão e dar sugestões. O processo leva em média 3 minutos e só precisa a identificação com o CPF. A pesquisa já está disponível para todas as atividades cadastradas na plataforma. A Capital também é a primeira do país a oferecer esse modelo de questionário à população. O resultado da pesquisa será conhecido até o final deste ano.

OP DIGITAL – A Prefeitura de Porto Alegre colocou no ar, em caráter inédito no Brasil, a plataforma digital do Orçamento Participativo, incluindo o site do OP Digital, como uma nova ferrramenta de participação social. Já está disponível a primeira consulta pública virtual da prefeitura, com o tema referente ao Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O governo passará a adotar o sistema de participação on-line já para as próximas edições do Orçamento Participativo em 2019. A primeira consulta pública já está no ar e pode ser acessada pelo link: opdigital.prefeitura.poa.br/

ESPORTES – Jogos de campeonatos municipais realizados pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer, ocorrem a partir desta quarta-feira, 15, até domingo, 19. Serão realizados mais 20 jogos do Campeonato Municipal de Bocha, categoria Sênior e Principal, em canchas sintéticas e naturais, e nove jogos da Série B do Campeonato Porto Alegre de Vôlei. Pelos Jogos Abertos de Porto Alegre (Japa) serão realizadas oito partidas de handebol e seis de basquete.

MÚSICA – Nesta quarta-feira, 15, o palco do Teatro Renascença recebe, às 20h30, o projeto Mal de Século Novo. Com forte inspiração em artistas como Criolo, Emicida, Gonzaguinha e outros nomes que cantam a voz dos oprimidos, seu estilo de som mescla MPB, reggae, rock, rap e afrobeat. O trabalho, 100% autoral, traz letras com temáticas atuais, incitando no espectador a consciência de mundo em que o mesmo está inserido, sendo em seu próprio bairro, município ou país. Os ingressos custam R$ 10.

CORPOBOLADOS – Tango e malabarismo dialogam no espetáculo Corpobolados, em cartaz na Sala Álvaro Moreyra nesta quarta-feira, 15, às 20h. A proposta dos artistas Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola Vasconcelos é construir um espaço de coexistência entre a dança e o circo. E são através desses encontros e desencontros entre corpos e objetos que a atmosfera do espetáculo vai sendo composta. Os ingressos custam R$ 30 Inteira e 15 meia entrada no local ou antecipadamente pelo siteentreatosdivulga.com.br/corpobolados e a duração do espetáculo é de 50 minutos.

CAPITÓLIO – A Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) exibe Tesnota, filme do diretor russo Kantemir Balagov. O valor do ingresso é R$ 16, com meia entrada para estudantes e idosos. Na segunda semana da mostra 1970: Os enigmas da ficção-científica, as principais atrações são Fase IV: Destruição, o único longa-metragem dirigido pelo designer gráfico Saul Bass, mais conhecido pelos trabalhos visuais em obras-primas de Alfred Hitchcock e Otto Preminger, e os cultuados Westworld: Onde Ninguém Tem Alma, de Michael Crichton, e a sequência Ano 2003: Operação Terra, de Richard T. Heffron. O valor do ingresso para a mostra é R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos.

CAMPANHA DO AGASALHO – A Campanha do Agasalho 2018 tem como meta atingir 255 mil peças de roupas novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis, superando a arrecadação do ano passado, 245 mil peças. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site. Em 2017, foram arrecadadas 253.849 peças de roupas, 7.710 calçados, 9,2 mil fraldas, 9.390kg de alimentos e 378 artigos de higiene. As doações à campanha, que se estenderá até o dia 23 de agosto, serão encaminhadas para as entidades ligadas à Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), já beneficiadas em anos anteriores e as que se cadastrarem pelo aplicativo ou site.

ALDO LOCATELLI – Estão abertas na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço dos Açorianos, três novas exposições cujo foco é a emergência de artistas a partir da luta cotidiana para potencializar os próprios talentos, superando dificuldades e conquistando espaços no sistema das artes. Com curadoria de Charlene Cabral, a Pinacoteca receberá a exposição dos artistas selecionados pelo Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2018. Na Sala da Fonte, será apresentada a exposição Desenhos Esquemáticos, com trabalhos do porto-alegrense Leandro Machado. A terceira exposição, intitulada Improváveis – A Força da Vocação Num Universo de Impossibilidades, apresenta um conjunto de obras da Pinacoteca Aldo Locatelli e da Pinacoteca Ruben Berta. Visitação até 28 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30

ATELIER LIVRE – O Atelier Livre Xico Stockinger, Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307) está com inscrições abertas para cursos regulares e extras que serão realizados no segundo semestre. Neste semestre serão realizados nove cursos nas mais diversas linguagens como pintura, HQ, performance, gravura, papel artesanal, cerâmica, etc. Além dos cursos extras, diversos cursos regulares ainda estão recebendo inscrições. O prazo de inscrição para os cursos extras e regulares vai até o dia 20 de agosto. Inscrições e informações: alivre@smc.prefpoa.com.br e fones 3289-8057 e 3289-8058.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Crianças e adolescentes dos 8 aos 17 anos de famílias de baixa renda (até três salários mínimos) têm 272 vagas abertas para atividades esportivas. A iniciativa é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Diresp) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com o Sesc RS, no projeto Centro Olímpico. São 70 vagas em futebol sete, 55 vagas em futsal, 40 vagas em vôlei, 38 vagas no judô, 40 vagas no atletismo, 15 vagas no basquete e 14 vagas no futebol de campo mirim. Os interessados podem comparecer ao setor social da Diresp, na av. Borges de Medeiros, 2713 (Parque Marinha do Brasil) às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone: 3289-4867.

TEATRO – A Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria inédita com a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), recebe até 20 de agosto, inscrições para seleção de uma proposta de espetáculo cênico baseado na obra Revolução Farroupilha, de Luiz Coronel e Danúbio Gonçalves. Será aportado o total de R$ 350 mil, recursos da Câmara, para criação, produção e apresentações do espetáculo musical. O investimento garante uma produção de grande porte, que irá contemplar gratuitamente o público de Porto Alegre com três apresentações na orla do Guaíba e dez apresentações em escolas públicas da rede de ensino.

MULTAS AMBIENTAS – Com a entrada em vigor do Programa de Conversão de Multas Ambientais, no mês de junho, tornou-se possível quitar esse tipo de multa junto à Prefeitura de Porto Alegre com redução de 90%, desde que haja recuperação ambiental. Os interessados têm até 180 dias para se manifestar, a contar de 18 de junho. Para aderir ao programa é necessário enviar email ou ligar para 3289- 7509 para agendamento.

BANCO DE LEITE – O leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo. Para manter a oferta aos bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, as doações são essenciais, já que auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Saiba mais.

MORADIA PRIMEIRO – Proprietários de imóveis para alugar podem se inscrever para participar do programa Moradia Primeiro, com o objetivo de oferecer oportunidades de superação da situação de rua a pessoas acompanhadas pelas equipes de abordagem de assistência social e saúde. Se o imóvel atender aos critérios de inclusão, uma equipe da prefeitura entrará em contato para fazer a vistoria e habilitá-lo ou não no programa, incluindo na lista de imóveis cadastrados. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, apresentado no início de maio pela prefeitura, e consiste em oferecer acesso imediato à moradia, com estímulo à autonomia e autodeterminação, sendo que o imóvel e outros serviços são escolhidos pelo beneficiário, conforme opções pré-selecionadas. Interessados em cadastrar seu imóvel devem acessar este link ou diretamente o formulário.

PRÊMIO EPTC – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por meio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), informa que estão abertas as inscrições para 11º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito. Pessoas físicas e jurídicas, que estudam ou trabalham no município de Porto Alegre, podem realizar suas inscrições até o dia 17 de agosto. Os trabalhos devem ser entregues na avenida Erico Verissimo, 100, bairro Menino Deus, acompanhados da ficha de inscrição. O objetivo do concurso, aberto ao público, é estimular crianças, jovens e idosos, além de educadores das instituições de ensino, profissionais da comunicação e funcionários da EPTC, a adotarem comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro, civilizado e humano nas relações do dia a dia da circulação.

MICRORREVOLUÇÕES URBANAS – Estão abertas até 17 de agosto as inscrições para o 3º Desafio Microrrevoluções Urbanas promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM). O concurso, direcionado a alunos de instituições do Ensino Superior, incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à mobilidade de Porto Alegre e das demais cidades do Estado, contribuindo para promover e qualificar o bem-estar e a qualidade de vida da população. Os trabalhos focam os usuários do sistema de circulação como protagonistas na construção de um novo cenário para a mobilidade nas cidades, propondo soluções simples e viáveis para problemas cotidianos de mobilidade urbana. Informações no e-mail projetouniversidades@eptc.prefpoa.com.br

AÇORIANOS DE TEATRO – Estão abertas até o dia 26 de novembro as inscrições para os prêmios Açorianos de Teatro e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil de 2018. Para concorrer aos prêmios, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no blog Mais Teatro, onde também é possível acessar o edital. Inscritos no projeto Novas Caras automaticamente concorrem ao prêmio Revelação 2018.

AÇORIANOS DE DANÇA – O Prêmio Açorianos de Dança 2018, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, está com as inscrições abertas até 15 de dezembro para espetáculos, performances, produções e projetos estreados em Porto Alegre no ano de 2018. As inscrições devem ser realizadas no Centro de Dança – Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, na av. Erico Veríssimo, nº 307, ou pelo email dancasmc@gmail.com, através do preenchimento da ficha de inscrição disponível nos anexos do edital do prêmio disponível no site da prefeitura.

BANDA MUNICIPAL – A mostra A Banda e a Cidade está no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582, Cidade Baixa). Enfoca a história da Banda Municipal de Porto Alegre, fundada em 1925, no governo de Otávio Rocha. O público poderá conhecer instrumentos musicais e antigos uniformes, além de partituras e imagens. A entrada é franca. A primeira apresentação da Banda Municipal ocorreu no palco do Theatro São Pedro, em 13 de junho de 1926, sob a regência do maestro José Leonardi. Após a construção do antigo auditório Araújo Vianna, localizado na Praça Marechal Deodoro, as apresentações ocorriam duas vezes na semana, aos domingos e quartas-feiras. Visitação até 30 de setembro. Horários: segunda-feira das 13h às 17h30. De terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h30.