Economista da CDL POA comenta queda da inflação na Capital gaúcha

estatistica queda diminuicao 201603

Notícia inesperada para o comércio de Porto Alegre, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) de junho para a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) ficou em -0,02, com o índice acumulado em 12 meses ficando em 9,66%. A capital gaúcha foi a única região pesquisada pelo IBGE a apresentar deflação no mês de junho.
Os itens que puxaram esse número para baixo na região foram as frutas e os combustíveis de veículos, que apresentaram variações de -16,78% e -2,59% respectivamente. Em contrapartida, o item que puxou o índice para cima neste mês foram leites e derivados (10,18%), com destaque para a inflação do leite longa vida, que variou 16,68% no mês. Os dados para o agregado brasileiro foi de inflação de 0,35% no mês e 8,84% no acumulado em 12 meses, abaixo do esperado pelo mercado.

Na avaliação do economista da CDL POA, Victor Sant’Ana, historicamente o mês de junho tem uma inflação menor, em média, do que os demais meses do ano para Porto Alegre. Com isso, não se espera que seja observada no próximo mês uma inflação tão baixa. Ainda assim, caminhamos para um patamar menor de inflação na capital gaúcha, o que é favorável aos consumidores e ao comércio.

-- --