Palestra “Prevenção ao Câncer Bucal” em Porto Alegre

Saude Shopping TOTAL

Com o objetivo de promover um debate, transmitir informações e esclarecer dúvidas sobre o Câncer de Boca, o Shopping TOTAL ( Avenida Cristóvão Colombo nº 545, bairro Floresta ), em Porto Alegre / RS, promove na quarta-feira (31.05.17), “Dia Mundial sem Tabaco” e “Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal”, a partir das 19h, a palestra “Prevenção ao Câncer Bucal”.

Durante o evento, as cirurgiãs-dentistas e estomatologistas – especialistas em lesões de boca – Juliana Romanini e Mariana Abreu, vão abordar características da doença, fatores de risco, formas de prevenção e diagnóstico precoce.

Romanini destaca que este é um dos dez tipos de câncer mais frequentes no Brasil e faz um alerta de que ele pode evoluir para morte. “Muitas pessoas desconhecem a existência da doença, mas as lesões de boca são bastante significativas e, com 2cm, já podem causar mutilação e provocar dificuldade para falar, engolir e, até mesmo, afastar as pessoas das atividades de trabalho e do convívio familiar”.

A estomatologista salienta que o cigarro é a causa principal da doença, mas lista também o alto consumo de álcool e a exposição solar como fatores de risco. “Feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias devem ser avaliadas pelo cirurgião-dentista”, alerta.

Rio Grande do Sul é 5º no ranking nacional. Anualmente, o Rio Grande do Sul aumenta em 1 mil seu número de casos de câncer de boca. Destes 170, são diagnosticados em Porto Alegre

A palestra “Prevenção ao Câncer Bucal” encerra as atividades da campanha Maio Vermelho – edição 2017, promovida pelo Comitê das entidades de Classe da Odontologia, Conselho Regional de Odontologia, Faculdade de Odontologia da UFRGS e Prefeitura de Porto Alegre.

Neste ano, cirurgiões-dentistas e equipes de saúde bucal estiveram à disposição da população, durante todo o mês de maio, nas unidades de saúde e nas cidades do Interior e região Metropolitana, orientando sobre a doença.

A ação também integra a 3ª Edição do “Saúde TOTAL”, projeto que tem o objetivo de levar gratuitamente para a comunidade informações importantes relacionadas à saúde. Na ocasião, haverá, ainda, orientação nutricional, exames de acuidade visual e medição de glicemia .A palestra acontecerá na praça de alimentação e tem entrada franca.

-- --