Aliança Francesa promove Fête de la Musique 2018 em Porto Alegre

Alianca Francesa Porto Alegre fete de la Musique

Fête de la Musique em Porto Alegre

Evento oferece diversas atrações musicais gratuitas em diferentes pontos culturais da capital gaúcha

c’est parti ! O evento, que começou na França nos anos 1980, acontece hoje no mundo todo: cerca de 350 cidades em mais de 120 países. Em 2018, a programação que a Aliança Francesa preparou para a quinta-feira, 21 de junho, promete movimentar a cidade em diversos pontos culturais e, o mais importante, de forma completamente gratuita.

As vozes femininas são destaque nessa edição. A cantora Kézia Borges – vencedora da Final Nacional do Festival da Canção Francesa 2017 – se apresenta com a Petit Poá, que forma com o pianista Jackson Spindler, no Suzanne Marie Restaurant. No Espaço Cultural 512, a cantora Izmália vai apresentar um show em formato acústico, mas preservando toda sua energia e vibração roqueira. O 50 Tons de Pretas, trio de mulheres negras, apaixonadas pela música e pela cultura afro-brasileira, promete um show em que é impossível ficar parado, com sambas e clássicos da MPB, também no 512. Já o Barco Cisne Branco vai navegar pelo Guaíba enquanto a cantora Luana Pacheco solta a voz ao lado de um dos principais pianistas do país, Luciano Leães, com um repertório que conta com muito jazz, chanson e blues. Na Aliança Francesa do Moinhos de Vento, quem faz o show é Valéria, que mescla irreverência e bom humor com um repertório diversificado e cheio de surpresas.

O público poderá conferir também o surf rock instrumental do Reverba Trio, composto pelos músicos Julio Cascaes (Júpter Maçã, Hipnóticos), Régis Sam (Lovecraft, Cowboys Espirituais) e Gustavo Telles (Pata de Elefante, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Muralha Trio), no 512. Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde, Império da Lã) também
estará por lá, mostrando sua composição autoral baseada no improviso no projeto Bife Simples e A Gangue da Bozano. Para quem quer versatilidade, o DJ francês Clément Desnoux estará no Kamão com seus sets que transitam entre o hip hop clássico, com toques de scratch e electro. Já o cantor e compositor Madblush vai mostrar no Aldeia o porquê é considerado destaque da nova música pop no Brasil, com sua mistura sonora e originalidade. E para quem estiver buscando um espetáculo cênico-musical, Ay Mi Amor, com Daniel Debiagi e Ana Medeiros, é a pedida certa para curtir versões inusitadas de canções latinas.

O cardápio musical do dia 21 de junho conta ainda com bandas e artistas como Léo Monassa, Bruna Paulin e Os Esotéricos, Leandro Oliveira, Trio/4, Eletro 80 Vampire Songs, Fernanda Haartmann e Eduardo Riter. “A Fête de la Musique promove ecletismo musical, não faz distinção de camadas socioeconômicas e reúne identidades culturais distintas e plurais para festejar a cultura”, destaca o diretor da Aliança Francesa de Porto Alegre, Patrice Pauc.
Os pontos culturais que fazem parte do Mapa da Música são Aliança Francesa Moinhose Zona Sul, Espaço Cultural 512, Aldeia, Quintal Bar e Cultura, Kamão, Von Teese – High Tea & Cocktail Bar, Barco Cisne Branco e Suzanne Marie Restaurant. “Estamos inserindo Porto Alegre no cenário mundial da FDLM com o intuito de criar um diálogo entre a cultura local e outras culturas, utilizando o evento como meio de ultrapassar fronteiras físicas e culturais”, afirma Pauc.

Fête de la Musique
A Fête de la Musique, implantada pelo Ministério da Cultura francês em 1982, ocorre todos os anos no dia 21 de junho. A data marca a passagem simbólica do solstício de verão no hemisfério norte. Uma de suas marcas é a abertura e a democratização na cena da cultura musical, uma vez que artistas de diversos gêneros, conhecidos ou desconhecidos, profissionais ou amadores, apresentam-se com o objetivo de difundir e fomentar a música.