Porto Alegre – Espetáculo As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens terá sessões gratuitas no Teatro Bruno Kiefer

Porto Alegre Espetáculo As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens Teatro Bruno Kiefer Crédito Shana Gomes (2)

No palco encontram-se seres míticos, os anjos de Quintana, que ao som da voz de seu criador e de músicas que o inspiraram, transitam por situações cotidianas. Um espetáculo delicado e esteticamente marcante, que incorpora a dança Butoh como forma de dar vida aos personagens extraídos do universo das obras do poeta que tinha como características marcantes a genialidade lírica expressa de forma simples e acessível.

O espetáculo faz parte de projeto contemplado pelo edital do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul (FAC-RS) e é uma das atrações do Calendário Comemorativo ao Mês da Mulher, coordenadas pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado do Rio Grande do Sul, Maria Helena Sartori, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado.

Técnica Butoh
A dança Butoh nasceu no Japão, ainda nos anos 60. O estilo foi criado por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata como um movimento cultural para contrapor a invasão da cultura ocidental no pós-guerra. Logo que surgiu, era chamada de Ankoku Butoh, hoje simplesmente Butoh.

É através da alma, das emoções, da vivência de cada um que são criadas as sequencias gestualísticas que formam o Butoh. É uma das mais arrojadas formas de dança contemporânea, em que o performático mergulha na viagem corporal que conduz à poesia, através da mobilidade ou imobilidade das extremidades corporais. Expressa tantas ideias diferentes que é impossível defini-la. Ela apenas choca, emociona e surpreende.

 

AS ÚNICAS COISAS ETERNAS SÃO AS NUVENS
:: Dias 26 e 27 de março de 2015
:: Quinta e sexta-feira, às 20h
:: Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana (Andradas, 736) Porto Alegre – RS
:: Direção geral: Tânia Baumann
:: Direção Artística, Coreografia e Concepção: João Butoh
:: Elenco: Débora Jung Bonzanini, Kyrie Isnardi, Safia, Tatiana Paganella, Teté Furtado e Viviane Gawasee
:: ENTRADA FRANCA
Retirada de senhas a partir das 14h na bilheteria do local, nos dias das apresentações.

-- --