Porto Alegre – Caminhões voltam a fazer a coleta de lixo domiciliar

Porto Alegre DMLU coleta de lixo Porto Alegre DMLU limpeza urbana - Foto Betina Carcuchinski -PMPA
Porto Alegre – DMLU – Coleta de lixo domiciliar conteinerizada – Foto Betina Carcuchinski -PMPA
Manifestantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) cumpriram a determinação do juiz Murilo Magalhães Castro Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, e liberaram o acesso dos caminhões à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro na noite de quinta-feira (16.06.16) após quase 24 horas de bloqueio. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) solicitou às empresas terceirizadas que retomem imediatamente os serviços de coletas domiciliar e automatizada.
Além do atraso no roteiro noturno, que talvez não seja totalmente finalizado nesta quinta, outras 44 localidades tiveram a coleta domiciliar prejudicada ao longo do dia. Deste total, 23 bairros e comunidades não tiveram coleta de resíduos orgânicos e rejeitos. Outros 21 tiveram o serviço das coletas domiciliar e automatizada parcialmente executado. Perto das 14h, cerca de 80 caminhões aguardavam a liberação do acesso ao Transbordo na Estrada Afonso Loureiro Mariante.
Além das coletas domiciliar e automatizada, as ações do projeto Bota-Fora, nas comunidades Esmeralda e Cristal, foram interrompidas, pois não houve como descarregar os caminhões. O DMLU também teve de fechar para a população as sete Unidades de Destino Certo (Ecopontos) em função do mesmo problema. A Coleta Seletiva não teve impacto significativo, já que 16 das 17 Unidades de Triagem estão fora do eixo do transbordo permitindo a descarga dos recicláveis.
O diretor-geral do DMLU, Gustavo Fontana, destaca que no início da manhã de sexta-feira (17.06.16), além dos 38 caminhões da coleta domiciliar e dos cinco caminhões da coleta automatizada, outros 15 veículos atuarão na cidade recolhendo o passivo desta quinta-feira. “Iremos atuar para vencer o passivo desta quinta-feira até que todo a operação esteja normalizada”, disse.

Histórico – Na noite de quarta-feira (15.06.16), por volta das 22h, cerca de 15 municipários ligados ao Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) montaram piquete em frente à Estação de Trabsbordo da Lomba do Pinheiro, impedindo que 41 caminhões da coleta domiciliar e automatizada descarregassem os resíduos coletados no último roteiro da noite. A coleta dos resíduos orgânicos e de rejeitos em frente às casas foi concluída na noite, mas os caminhões permaneceram cheios.

Os veículos foram levados para as garagens e retomaram as atividades a partir das 8h de quinta-feira (16.06.16). Os caminhões cheios seguiram para o local de transbordo para tentar descarregar e outros 30 caminhões seguiram o para os roteiros da manhã.

Fonte PMPA

-- --