Porto Alegre Copa do Mundo Fifa 2014 – Invasão argentina

Argentina Copa do Mundo Fifa 2014 Pedro Revillion CAM

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que entre 60 mil e 80 mil argentinos passem pela fronteira terrestre. A estimativa aumentou após a divulgação de que 50 mil argentinos estiveram no Rio de Janeiro para acompanhar a primeira partida da seleção, no dia 11 de junho. Na Argentina,o jornal La Nacion divulgou uma estimativa de 100 mil torcedores em Porto Alegre para a próxima partida da seleção argentina na Copa do Mundo Fifa 2014.

 

INVASÃO VIA AEROPORTO
A Infraero, trabalha com expectativa de 80 mil argentinos chegando pelo aeroporto Salgado Filho. Segundo informações da assessoria do órgão, 26 voos fretados, tanto de ida, quanto de volta, foram incluídos essa semana para atender a demanda. Normalmente, cinco voos saem do aeroporto de Porto Alegre rumo a Argentina. Desde domingo (22.06.14), o consulado argentino está com um posto avançado dentro do aeroporto.

 

ALERTA
A promessa da invasão de até 120 mil argentinos em Porto Alegre fez a Fifa à Brigada Militar o posicionamento de policiais em meio ao público dentro do estádio na partida de quarta-feira (25.06.14) entre Argentina e Nigéria. A Entidade alerta a Segurança Pública do Estado RS para o risco de invasões no Beira-Rio, estádio com capacidade para aproximadamente de 50 mil torcedores.

 

STEWARDS
Nos  jogos entre França e Honduras e Austrália e Holanda foi alocado 100 PMs para as áreas internas do estádio. Nas arquibancadas,  apenas funcionários da Fifa executam a segurança. São cerca de 600 pessoas atuando como stewards.

 

BRIGA NO ESTÁDIO
No jogo entre Argélia e Coreia do Sul no domingo (22.06.14) teve briga envolvendo um torcedor argelino, que foi atingido por uma garrafada e levado ao Hospital de Pronto Socorro com ferimentos leves. Na partida entre os sul-coreanos e argelinos foram usados 470 seguranças particulares.

 

OCORRÊNCIAS POLICIAS REGISTRADAS POR TURISTAS
A Delegacia de Apoio ao Turista da Polícia Civil de Porto Alegre (DPTUR) registrou cerca de 20 ocorrências desde o início da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. A maioria é de perdas de documentos e furtos.

 

SITUAÇÃO NA COPA
A Argentina já está classificada para a próxima fase do Mundial, enquanto a Nigéria briga por uma vaga nas oitavas. O jogo no estádio Beira-Rio começa às 13h. Os ingressos estão esgotados.