Google divulga pesquisa sobre tendências de consumo para o Dia das Mães 2016

mae conectada mae e filha internet

Apesar da crise econômica que o país enfrenta, os consumidores demonstraram otimismo na pesquisa do Google: 90% dos respondentes pretendem comprar algo para a data (comparado com 88% em 2015). Os brasileiros divulgaram que pretendem gastar, em média, R$ 467,00 no Dia das Mães. O valor é 15% maior do que o pretendido no ano passado. Entre os que vão às compras, 65% pretendem presentear mais de uma pessoa.

 

O estudo revelou que o brasileiro passou a pesquisar muito mais antes da compra (80% vs. 41% em 2015). Em geral, 77% procuram em sites de busca e comparação de preços, 67% em lojas online (tanto e-commerce de varejistas quanto site de fabricantes) e 53% em lojas físicas. “As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele”, diz Carolina Rocha, Gerente de Insights do Google Brasil.

 

Roupas, acessórios e calçados são mais uma vez os presentes mais desejados (62%). Em seguida, estão produtos para uso pessoal (50%), como perfume e produtos de beleza,  lembranças (41%), como flores e chocolates, itens para a casa (26%), como utensílios domésticos e móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos (25%), como smartphones, viagens (8%) e artigos esportivos como bicicleta (4%).

 

Outro destaque do estudo é o aumento do uso dos smartphones nas várias fases do processo de compra. O mobile já é a forma usada por 15% das pessoas para efetuar suas compras e por 22% para pesquisar.

 

Encomendada pelo Google, a pesquisa realizada pelo Ibope ouviu 1500 brasileiros de 18 a 55 anos das principais regiões do país (Grande SP e Interior, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador), das classes A, B e C, que costumam realizar compras online (fizeram ao menos uma nos 6 meses anteriores à pesquisa).

 

Google Brasil revela os itens e marcas mais buscados para a data nos últimos 7 dias

pesquisa-google-pesquisa-tendencias-de-consumo-dia-das-maes-2016

Mães conectadas – Dentre os 204 milhões de brasileiros, 66 milhões são mães (contra 50 milhões de pais e 30 milhões de crianças). Elas adoram a internet: 75% acessaram a web nos últimos dias e 53% acessam a internet todos os dias. Dentre as mães responsáveis por crianças de 0 a 8 anos, 76% possuem smartphone.