Páscoa 2016 – Pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados aponta queda de 7,18% nas vendas dos ovos de chocolate

chocolate em barra ovo de chocolate

Os supermercados gaúchos preveem que vão aumentar em 8,3% as vendas de bombons em caixa e em 12,1% as de chocolates em barra e em tabletes na Páscoa 2016 em relação à anterior. Ao mesmo tempo, acreditam que os ovos devem registrar queda de 7,1%. Os dados são de pesquisa da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados).

Segundo Antônio Cesa Longo, presidente da entidade, a data é a segunda melhor em vendas para o setor, atrás apenas das festas de fim de ano. “O endividamento das famílias, o aumento das contas regulares como energia e combustíveis, o crescimento do desemprego e a alta dos preços dos chocolates contribuem para um cenário de presentes menores, mas de confraternização em família e valorização da data”, afirma.

Por essa razão, entre os ovos de chocolate, a maior procura será maior por itens menores e mais baratos. “Os fabricantes investiram na variedade do mix, e haverá ovos para todos os bolsos e gostos”, pontua o presidente da entidade. Ele também lembra que as indústrias reduziram os tamanhos neste ano. Segundo Longo, as compras desses produtos devem acontecer na última semana que antecede a data (27/03), devido ao calor, que dificulta o armazenamento dos produtos.

Para os alimentos e bebidas adquiridos para a Sexta-feira Santa e o almoço de domingo, a expectativa é de alta. Segundo a pesquisa, as vendas de pescados devem crescer 11,5%. “Devido às dificuldades de fornecimento de peixe fresco, 95% dos pescados vendidos serão congelados”, destaca Longo. Já os vinhos devem vender 5% mais e as colombas, 3,6%.

-- --