Páscoa 2018 : vendas nos supermercados gaúchos crescem 3%

Ovos de Chocolate Páscoa

Páscoa 2018 nos Supermercados Gaúchos


Vendas de Páscoa crescem 3% nos supermercados gaúchos. A expectativa era de 8%

Segundo apuração da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) junto a supermercadistas associados, as vendas de Páscoa cresceram 3%, neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado – e a maior parte das empresas do setor registrou o melhor dia de vendas do ano, até o momento, no sábado (31.03). Segundo o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo, as vendas na Páscoa 2018 foi puxada não apenas pela venda de chocolates, mas também por presentes em geral, como flores, itens de bazar, vinhos e brinquedos.

Na opinião do presidente da Agas, este comportamento mostra que os gaúchos seguem com a intenção de presentear pelo menos quatro pessoas do seu convívio, mas dão cada vez mais valor ao seu dinheiro. “Esta foi a Páscoa das oportunidades, e por isso as pequenas e médias empresas tiveram um resultado melhor que as maiores. A vivência do supermercadista no dia a dia da loja durante toda a quaresma, acompanhando os anseios dos clientes e reajustando promoções e ações de venda, foi decisiva para um resultado positivo nesta Páscoa”, resume Longo. Segundo ele, a indústria de chocolates oportunizou uma diversidade grande de opções, garantindo aos supermercadistas que realizassem promoções e atraíssem os consumidores. “Neste ano, o preço médio dos produtos de Páscoa esteve abaixo do ano passado, já que despontaram os ovos de chocolate menores e mais baratos”, destaca Longo.

Puxado por estes ovos mais acessíveis, o setor comercializou cerca de 96% dos 6,8 milhões de ovos de chocolate colocados nas prateleiras e parreiras nesta Páscoa. “O crescimento na venda de ovos foi de 3%, mas as vendas de barras, cestas e bombons cresceram em média 10%”, destaca Longo. O supermercadista relata que os itens de bazar, ideais para presentear, tiveram um incremento de 8% nas vendas. “A venda de brinquedos avulsos fora dos ovos cresceu 12%, mostrando que as crianças valorizam mais o brinquedo do que o chocolate”, observa o presidente da Agas.

Pescados e outros alimentos – Outro hábito de consumo que chama a atenção dos varejistas é a preocupação dos consumidores em manter a tradição das datas festivas e o crescimento da sua crença. Além dos chocolates e presentes, os consumidores recorreram aos supermercados para adquirir produtos como velas e alimentos para a ceia em família da sexta-feira Santa (30) e do domingo de Páscoa (1º). “A venda de pescados cresceu 10%, sendo 98% destes produtos congelados. A tradição fala mais alto e a data oportunizou a venda de produtos como carne para o churrasco de domingo, bebidas e sobremesas”, destaca Longo.

Consumidor atento – A maquiagem nos Ovos de Chocolate de Páscoa realizada pela Indústria foi desaprovada pelo consumidor. O comprador percebeu a fórmula de ‘induzir ao engano’. As fábricas mantiveram o tamanho da embalagem, aumentaram o tamanho do suporte plástico, diminuíram o tamanho do chocolate e aumentaram o valor do ‘ovo maquiado’ em 6%. As produtoras que adotaram a estratégia também buscaram esconder um aumento significativo, muito acima da inflação, do grama do chocolate. Sentindo enganado, o consumidor migrou para outras opções.

Setor se prepara para o Dia das Mães – Encerradas as atividades da Páscoa, o setor supermercadista volta seu foco para a proximidade do Dia das Mães, em maio. Segundo Longo, as lojas do segmento já estão reabastecendo os estoques de produtos como caixas de bombons e flores, tradicionais opções dos gaúchos para presentear na data. Também será um dia de reunião das famílias”, conclui Longo, apostando na venda de alimentos para alavancar o setor na data.

Previsão Agas
Ao todo, os supermercados do RS deverão comercializar cerca de 6,8 milhões de ovos de chocolate e alavancar um faturamento de R$ 129 milhões para o setor. Entre os bombons, a estimativa da Agas é de que pelo menos 6,1 milhões de caixas sejam comercializadas para a data, agregando ao faturamento do setor mais R$ 37 milhões.

Os supermercados são tradicionalmente líderes na comercialização de chocolates no período de Páscoa, e a expectativa de 8% de crescimento se dá, também, pela base ruim da data em 2017 – quando a comercialização de ovos caiu 12%. Ao todo, os supermercados do Estado deverão comercializar 6,8 milhões de ovos de chocolate até o dia 1º de abril, domingo de comemorações da festividade. Com relação aos preços, a pesquisa aponta que o valor médio dos produtos típicos de Páscoa está 5,9% superior ao ano passado

O estudo mostra ainda que Páscoa é a segunda melhor data em vendas para o setor, atrás apenas das festas de fim de ano, e a venda de itens específicos para a data festiva vai representar 11% do faturamento de março nos supermercados.

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