Revolução da Culinária Farroupilha no Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul

Parador Casa da Montanha Cambara do Sul - Foto Sergio Azevedo
Parador Casa da Montanha Cambara do Sul – Foto Sergio Azevedo

O melhor da culinária do Rio Grande do Sul ganhará uma releitura por renomados chefs da atualidade. Essa é a proposta do “Revolução da Culinária Farroupilha” que ocorre no Parador Casa da Montanha ( Estrada do Faxinal, s/n° – Morro Agudo ), em Cambará do Sul / RS, de 15 a 17 de setembro de 2017. Com o tema “Aurora do Campo”, o evento terá como ​​convidados especiais os chefs Arika Messa, Marcelo Schambeck e Rodrigo Bellora, o líder do movimento Slow Food da Serra Gaúcha Daniel Castelli e o assador Marcelo Sartori. Além disso, os participantes serão convidados a participarem do Setembro Verde, iniciativa nacional que visa estimular os brasileiros a consumirem mais frutas e hortaliças nas refeições do dia-a-dia.

“A base de uma boa alimentação está no campo. De uma maneira natural e orgânica, promover reflexões e revelar a importância, sabor e qualidade, daquilo que comemos figura na busca por uma vida mais saudável e sustentável”, afirma Rafael Peccin, diretor de marketing do Grupo Casa da Montanha. Hoje, a gastronomia do Parador Casa da Montanha está muito alinhada ao movimento Slow Food e aos produtos orgânicos. Todas as hortaliças servidas no ecovillage são cultivadas em hortas próprias. “Estamos com uma parceria muito legal com a Isla Sementes. Todos os nossos clientes estarão recebendo de cortesia, junto ao nosso kit de boa viagem, sementes para plantar em casa”, conclui Rafael Peccin.

A “Revolução Farroupilha” é uma experiência única, que mistura alta gastronomia, turismo e descanso em um dos hoteis mais charmosos do Sul do Brasil. As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3295.7575 ou pelo e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

Confira a programação completa:

Sexta-Feira, dia 15/09/17
18h – Recepção de boas vindas com linguiças artesanais preparadas na lareira e com acompanhamentos; bate-papo sobre alimentação saudável, slow food e a utilização de insumos orgânicos.

21h – Jantar preparado pela chef Arika Messa e pelo líder do movimento slow food na Serra
Gaúcha Daniel Castelli. A alma gaúcha e a virtude da vida de campo servirão de temática para a elaboração dos pratos.

Sábado, dia 16/09/17
7h – Inicio da preparação do tradicional Fogo de Chão do Parador Casa da Montanha. As peculiaridades do fogo, técnicas para espetar e outras curiosidades de todo ritual do churrasco campeiro.

10h – Após o café-da-manhã, um workshop sobre geléias com representantes da fazenda Sabores da Querência, de Cambará do Sul. Durante a oficina serão apresentadas dicas e técnicas para preparação de geléias, além da produção de compotas para a degustação com as carnes do tradicional churrasco campeiro.

13h – O saboroso churrasco de fogo de chão terá interação, trocas de técnicas e segredos sobre do assado com o especialista no assunto Marcelo Sartori. A refeição ganha ainda mais destaque com os acompanhamentos especiais produzidos pelos chefs convidados.

16h30 – À tarde Daniel Catelli irá apresentar o bate-papo sobre o universo dos orgânicos, da importância do rito da alimentação e da agricultura familiar.

21h – O jantar será comandado pelos chefs Marcelo Schambeck e Rodrigo Bellora, que irão conduzir os convidados em uma experiência sobre a essência do natural e sabor dos alimentos com origem no campo, criando combinações capazes de alimentar o corpo e para deleite da alma.

Domingo, dia 17/09/17
Dia livre para aproveitar a bela natureza dos Campos de Cima da Serra. Entrega do kit de boa viagem com sementes para plantar em casa, da Isla Sementes.

Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul - Foto Sérgio Azevedo
Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul – Foto Sérgio Azevedo

Parador Casa da Montanha

Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

-- --