Porto Alegre : Octeto de Cordas da OSPA se apresenta no Margs

Octeto de Cordas da OSPA
Octeto de Cordas da OSPA – Foto: Tânia Ferreira / Divulgação

Música de Câmara

O MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli Margs (Praça da Alfândega, s/nº), em Porto Alegre / RS, recebe no domingo (24.06.18), às 17h, evento da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Será o primeiro recital da temporada 2018 no local. O Octeto de Cordas da orquestra apresenta um programa especial para a formação com peças de Mendelssohn e Shostakovich.

O grupo é formado por Ariel Polycarpo (violino), Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo) e Rodrigo Alquati (violoncelo) – eles são músicos da sinfônica de diferentes gerações, e mantêm intensa atuação em outras orquestras e formações instrumentais pelo Rio Grande do Sul. A entrada é franca.

Programa
O recital começa com Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20 de Felix Mendelssohn (1809 – 1847). Escrita ainda na adolescência do compositor alemão, é uma de suas mais importantes peças de música de câmara. Foi inspirada em Fausto de Johann Wolfgang von Goethe, poema trágico que figura entre as obras-primas da literatura germânica.

Na sequência, os músicos apresentam Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11, do russo Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), obra que aponta para as tendências modernistas que o compositor começava a assumir.

::> Fica a Dica: Quem for ao recital poderá visitar também as exposições em cartaz no museu: Imáginários Tangíveis (na Galeria Aldo Locatelli), e Xilos de Arlete Santarosa (na Galeria Oscar Boeira).

Ingresso: Entrada franca

Booking.com