Orla do Guaíba em Porto Alegre recebe público estimado em 40 mil pessoas

Orla do Guaiba em Porto Alegre

Orla do Guaíba em Porto Alegre

Cerca de 40 mil visitantes circularam entre os espaços da Praça Júlio Mesquita até a Rótula das Cuias, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre / RS. Entre as atividades, passeios na ciclovia, utilização das quadras esportivas e visitas ao ancoradouro para barcos de passeios turísticos.

Gastronomia
Enquanto os restaurantes e bares da nova orla do Gasômetro não iniciam as atividades, os food trucks estão atendendo a população com alimentação e bebidas. Por meio do Escritório de Eventos e a Diretoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) foram licenciados três pontos de atendimento: dois deles localizados na avenida Edvaldo Pereira Paiva e outro no Parque do Pontal, onde se iniciam as obras de um grande empreendimento que revitalizará a região.

A concentração gastronômica foi chamada de “Encontro de Food Trucks na orla”, próximo à Rótula das Cuias, e contou com a presença de oito food trucks e dois beer trucks. Na região próxima à Usina do Gasômetro, ainda na Edvaldo Pereira Paiva, aconteceu o “Trucks na orla”, com a presença de seis food trucks, uma food bike, uma tenda de sucos e quatro beer trucks. No Pontal do Estaleiro, foram três food trucks e um telão para assistir a decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo, no sábado (14.07.18), que ficou com a Bélgica. No domingo (15.07.18), a comunidade também acompanhou a vitória da França sobre a Croácia.

Uma boa opção seria a Prefeitura, mesmo após a abertura dos restaurantes, promover regularmente um espaço para os Food Trucks, garantindo à população outras opções de cardápio e preços.

Serviços Públicos
Os servidores públicos mesmo ‘perseguidos’ pela gestão Nelson Marchezan Jr (PSDB) e Gustavo Paim (PP) na retirada de direitos e diminuição de salários prestaram serviços à comunidade durante todo o final de semana. A Guarda Municipal manteve guarnições e efetivo a pé durante todo o final de semana, concentrando o maior número de efetivo durante o dia. Cinquenta guardas municipais se revezaram em escala para garantir a segurança da comunidade.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou fiscalização junto aos ambulantes que atuavam com bebidas na Praça Júlio Mesquita e no Gasômetro e verificou a atuação de flanelinhas no local. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou o público sobre a circulação na região, principalmente sobre os estacionamentos. Além disso, um efetivo da Defesa Civil do município também prestou auxilio no local.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também atuou com a manutenção e limpeza do local, com servidores presentes durante os três turnos.

Booking.com