Nutricionista Márcia Loureiro dá dicas sobre como manter o cardápio saudável na Páscoa

feriado mais esperado pelos chocólatras vem aí e as novidades de ovos de Páscoa e chocolates não param de chegar. Para aqueles que amam chocolate mas não querem abusar nos doces, a nutricionista da Life Clínica, Márcia Loureiro, dá algumas dicas de como manter a dieta saudável sem passar vontade.

Márcia explica que é possível manter a qualidade da alimentação mesmo em feriados prolongados e recheados de guloseimas. “Os chocolates são saudáveis quando consumidos sem exagero. Se a pessoa tem uma dieta regrada, ela pode ingerir o doce em porções menores e não vai interferir na dieta”.

Os chocolates podem inclusive prevenir doenças e auxiliar na cognição. Estudos científicos comprovaram que o cacau apresenta substâncias antioxidantes que protegem o coração. “Os flavonoides, encontrados no cacau, agem como protetores cardiovasculares reduzindo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Eles aumentam a retirada do colesterol da corrente sanguínea”, explica a nutricionista.

Outra substância presente no cacau é a theobromina, que auxilia na produção de serotonina trazendo a sensação de bem estar.

Uma boa dica para quem quer manter-se firme na dieta é optar pelos chocolates com altos teores de cacau. “Quanto mais cacau, mais saudável ele é. Os produtos chamados de 70% cacau não possuem leite e são os mais saudáveis. Já os chocolates brancos, compostos por manteiga de cacau, açúcar e leite, não possuem antioxidantes e é mais calórico”, explica.

E para quem acha que eles devem ser ingeridos apenas uma vez por semana se engana. “Para aqueles que não vivem sem um docinho após o almoço ou entre as refeições pode ficar tranquilo. Ingerir uma porção (até 25mg) de chocolate por dia pode ser muito saudável. O que não pode é exagerar”, orienta Márcia.

Outra dica importante é não abusar nos salgados e aproveitar o feriado para praticar uma atividade física, como por exemplo, uma caminhada. “Uma alimentação saudável se completa com a prática de exercícios físicos. Meia hora por dia é o suficiente para ter uma vida saudável”, finaliza.