Nutricionista dá dicas para passar pelo inverno sem sabotar a dieta

Nutricionista dá dicas para passar pelo inverno sem sabotar a dieta

As baixas temperaturas estão chegando e o primeiro pensamento é: vou engordar! Normalmente, temos a sensação de que no inverno todas as comidas calóricas ficam mais saborosas, e muitas vezes usamos como desculpa o frio para comer alimentos quentes e mais gordurosos.

O corpo, nesta época do ano, aumenta o gasto energético como forma de se manter aquecido, o que não justifica o aumento do consumo energético diário. A nutricionista Raquel Eccel, alerta “Existem muitas formas de se aquecer sem ter que comer alimentos ricos em calorias, pois o organismo precisa de aquecimento e não de energia”.

O frio pede pratos e líquidos mais quentes, mas que não precisam necessariamente aumentar as calorias diárias da dieta. “Para evitar chegar ao verão e se desesperar com os estragos ocorridos no inverno, tenha em mente que a reeducação alimentar e a dieta não são sazonais, ou seja, é preciso cuidar da alimentação em todas as estações do ano” lembra Raquel.

Dependemos muito da cabeça, o pensamento gordo, sabotador de dietas, muda suas estratégias conforme a estação do ano. Se, no inverno, é difícil resistir ao vinho, no verão, o difícil é resistir à cerveja.  Se o frio chama um chocolate quente, o calor chama um milk shake. Para explicar melhor, a nutricionista ressalta “Existem 6 meses do ano em que as desculpas para comer são facilitadas pelo clima. Então, é importante refletir sobre as distorções do pensamento que, sem veracidade alguma, aumentam a vontade de comer. É importante atentar-se ao que a mente esconde nesses casos: roupas, calor humano, estufas e cobertores são escolhas magras e que aquecem o corpo”.

Seguem algumas dicas que foram selecionadas para manter a dieta em dia no inverno:

  • Acrescente as sopas de legumes e caldos sem carboidratos no seu cardápio;
  • Se aqueça com café preto, chimarrão e chás.
  • Mantenha o corpo sempre hidratado: descuidamos da ingestão de água porque não sentimos tanta sede.
  • Mantenha a prática de exercícios físicos: com o clima frio e chuvoso, torna-se mais difícil encontrar ânimo para se exercitar, com isso não gastamos tanta energia e fica mais fácil acumular os quilinhos.
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