Horário Brasileiro de Verão : mudança pede atenção a voos e serviços de turismo

viagem aeroporto aviao turismo

Horário Brasileiro de Verão

No domingo (04.11.18), às 0h, moradores e turistas em visita a dez estados brasileiros e ao Distrito Federal deverão adiantar os relógios em 1 hora. É o início do Horário Brasileiro de Verão, medida de economia de energia elétrica adotada no Brasil com regularidade desde 2008.

A mudança deve ser especialmente observada por viajantes com embarque em terminais rodoviários e aeroportos das unidades da Federação às quais a alteração se aplica: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e DF.

O Ministério do Turismo recomenda aos turistas atenção redobrada também na observação de horários de passeios, traslados e outros serviços turísticos com hora marcada. Em caso de dúvidas, a orientação é consultar a empresa contratada antecipadamente.

Os meses afetados pelo horário de verão são importantes para o setor e estão entre os que mais geram empregos na economia turística. Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, alguns destinos também aproveitam para incrementar a programação da cidade e lançar atrações de verão. “Além do setor de bares e restaurantes, os espaços de lazer, esporte e entretenimento nos destinos ganham vida nova, aproveitando uma hora a mais da luz do dia para amplificar o movimento em atividades como bares na beira da praia, restaurantes ao ar livre, parques, orlas e ciclovias. É o verão batendo na porta”, conclui.

O novo horário termina às 0h do dia 17 de fevereiro de 2019, quando os ponteiros devem ser atrasados em 1 hora.

.