Balneário Camboriú – temporada Verão 2018 / 2019

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú – Foto PMBC

Balneário Camboriú Verão 2019

A Temporada de Verão 2018 / 2019 em Balneário Camboriú, conhecida como “Capital Catarinense do Turismo”, foi aberta no dia 1º de dezembro de 2018.

VISITAÇÃO
A cidade, que faz parte da Costa Verde Mar, espera superar o número de visitantes dos anos anteriores. Em 2017, entre os meses de janeiro a dezembro, o município recebeu 4,2 milhões de visitantes. Em 2018, no período de janeiro a novembro, já visitaram a cidade mais 3,7 milhões de turistas. No mês de janeiro de 2018, Camboriú, bateu recorde com 879.150 visitantes, quase 200 mil a mais que o mesmo período de 2017. Já no mês de fevereiro/18, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 116 mil turistas, totalizando no mês, 572.907 pessoas. Para 2019, estão previstas 28 escalas de transatlânticos, 11 paradas para mais em relação a 2018.

Bandeira Azul
As praias do Estaleiro e Estaleirinho ganharam uma certificação inédita do Bandeira Azul. O certificado concedido para nove praias brasileiras atesta questões ambientais e qualidade da água. Os testes, consecutivos de balneabilidade, são realizados em cinco pontos das duas praias, inclusive em frente a riachos.

Estrutura
Na beira mar estão passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas, além de banheiros e chuveiros para o lava-pés, lixeiras e placas informativas.

Manutenção
Na Praia Central e em Laranjeiras, as calçadas em petit pavê receberam conserto com a recolocação das pedrinhas. Ao longo da Avenida Atlântica estão sendo feitos trabalhos de paisagismo, conserto dos chuveiros, lavação das calçadas e retirada de lixeiras velhas e outros objetos deixados na orla, de maneira inadequada. Os parquinhos infantis também receberam manutenção. O deck do Pontal Norte, um dos pontos turísticos da cidade, recebeu manutenção, com a troca de madeiras, pintura, reforço na estrutura e conserto. Durante a temporada, equipes da Secretaria de Obras, trabalharão durante o dia e a noite, para manter a cidade limpa e organizada.

Agendinha
A Feira da Cultura funciona mais dias da semana e em horários ampliados durante a temporada. A Feira da Rua 200, no Boulevard da Rua 200 (na lateral do Teatro Municipal), está abertas as quartas-feiras, sábados e domingos. No mês de janeiro a Praia Central será palco do Projeto Viva Verão, com diversos polos para atividades esportivas e de lazer, incluindo o Praia Acessível.

Praia Limpa
Para conscientização e sensibilização ambiental de turistas e moradores, acontece na Praia Central, o tradicional Projeto Praia Limpa, de 02 de janeiro a 17 de fevereiro.

Fiscalização das Praias
35 fiscais de posturas atuam nas praias, fiscalização de restaurantes, quiosques, vendedores ambulantes e o uso devido da faixa de areia.

Segurança
A guarda municipal prevê ações de de patrulhamentos preventivos pelo município. Operações nos bairros da cidade e também na região Central, são realizadas com base em levantamentos feitos com a população e os comerciantes. O policiamento da faixa de areia da praia conta com dois quadriciclos que fazem o patrulhamento preventivo durante a noite. Já a guarnição do Grupo de Patrulhamento com Cães K-9, atua para inibir o uso de drogas e encontrar ilicitudes escondidas na areia e pela Avenida Atlântica. O patrulhamento preventivo e ostensivo ganha reforço no Pontal Norte, Centro e com foco na Praça Almirante Tamandaré. Também serão utilizados drones para monitorar a orla e durante as operações da Guarda Municipal.

Trânsito
A Operação Veraneio de Trânsito atende ocorrências através do número 153> Está previsto ações ‘Lei Seca’ com Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar e Civil em diversos pontos da cidade. Agentes de Trânsito atuam na área Central, principalmente no Calçadão da Avenida Central. Uma viatura fixa no Bairro dos Estados atende as demandas do Terminal Rodoviário e Shopping. Duas viaturas fixas atendem a região Sul e toda a Interpraias. Outra viatura fixa fica na Barra Sul atendendo as demandas relacionadas ao aumento de entrada e saída de ônibus de turismo na cidade. Cinco agentes fiscalizam as Avenidas Atlântica e Brasil em rondas.

Estacionamento Rotativo
Sistema Integrado de Gerenciamento de Estacionamento Rotativo. O sistema funcionará por meio da locação dos parquímetros e equipamentos eletrônicos. Cada vaga é locada por uma hora, podendo ser renovada por mais uma hora, sendo cada período fixado em R$ 2,00. O motorista terá como opção fazer a locação da vaga diretamente em um dos parquímetros ou por meio de um aplicativo, onde poderá efetuar a locação de forma fracionada.

Saúde
O Pronto Atendimento da Barra e no Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso houve ampliação de colaboradores para atender a demanda de pacientes. A partir do dia 18 de dezembro, uma equipe, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médico atenderão das 7h às 19h, em dois consultórios, instalados em trailer na Praça Almirante Tamandaré. Durante o Réveillon o atendimento será 24h. O serviço funcionará até o fim do Carnaval.

Agentes do Programa de Combate ao Aedes Aegypti vão visitar imóveis de turistas, que durante o ano estão fechados. Um drone vai ser utilizado por agentes para vistoriar prédios e locais de difícil acesso.

Coleta de lixo e limpeza urbana
Contentores subterrâneos de lixo foram instalados na Avenida Atlântica e na Avenida Brasil. A Coleta de Lixo ganha reforço na captação do lixo comum e seletiva, através da ampliação de horários, contratação de profissionais e aumento do número de carros de coleta.

 

Abastecimento de água
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) anuncia a limpeza de todos os reservatórios de água e a entrega das obras de melhorias e expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA), que aumentará a capacidade de produção da estação e incremento na capacidade de armazenamento de 3,4 milhões de litros de água através de novo reservatório

 

Resgate Social
O Resgate Social ampliou para quatro o número de equipes atuando 24h na cidade através de abordagem das pessoas em situação de rua. O trabalho identifica a origem e as necessidades. O Resgate Social pode ser acionado pelo telefone 156. A atuação conta com o apoio da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil, dos Agentes de Trânsito, dos serviços de saúde e do Terminal Rodoviário.

 

 

 

.