Mudança no clima é sinal de lábios rachados e ressecados

labios-boca-feminina-hidratacao

Saúde no Inverno

Com a chegada do inverno os lábios são os primeiros a sentirem os sinais da mudança do clima: descamam, desfolham, racham e podem formar pequenas feridas. A dermatologista Ligia Kogos explica quais os principais cuidados para aliviar a sensação de desconforto.

A descamação dos lábios é o sinal de que é preciso tratar a desidratação e, por mais difícil que seja, puxar as pelinhas só piora a cicatrização. “Outro ato involuntário é umedecê-los passando a língua pela boca, além de deixá-los mais vulneráveis para a contaminação de bactérias, fungos e vírus, podendo até mesmo contrair a herpes”, alerta Ligia Kogos.

Caprichar no uso do protetor labial é essencial para aliviar o ardor. Umectar e lubrificar a superfície resulta em maciez, aspecto hidratado e saudável dos lábios. Ativos como silicones especiais (Dimethicones), ceramidas, vitamina E, óleos naturais, protetores solares, lanolinas, glicerinas, alantoinas, pantenol, são bem eficientes no tratamento do ressecamento.

Não precisa dispensar os batons, os protetores podem ser usados com a maquiagem. É importante sempre ter um protetor por perto, na bolsa, no carro e no escritório para facilitar o retoque e manter os lábios sempre protegidos.

.