Feira Fimma Brasil 2017 : Farben destaca tintas metálicas, perfumadas, atóxicas, antimicrobianas e com efeito retardante de chamas

Feira Fimma Brasil 2017 : Farben destaca tintas metálicas, perfumadas, atóxicas, antimicrobianas e com efeito retardante de chamas

O consumidor evoluiu e não quer mais produtos comuns. Por outro lado, as indústrias precisam diferenciar-se e ter competitividade ao mesmo tempo. Para atender os anseios dos dois lados, a Tintas Farben apresenta ao mercado produtos funcionais para a indústria moveleira durante a FIMMA Brasil 2017, Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, que ocorre até sexta-feira (31.03.17) no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha.

Tintas perfumadas, atóxicas, antimicrobianas e com efeito retardante de chamas
A Tintas Farben buscou na nanotecnologia o ingrediente para oferecer uma tinta que proporcionasse mais proteção e higiene aos ambientes. Utilizando o princípio ativo Nanoxclean, a empresa oferece o acabamento funcional Antimicrobiano, tornando a superfície ativa no combate aos microorganismos. A tecnologia permite que a limpeza dos móveis não retire as propriedades antimicrobianas. Este acabamento é ideal para ambientes que necessitem de muita higiene, como quartos hospitalares, casas de repouso e quartos de bebê. Outro produto funcional é o Fundo/Acabamento Flame Retardant 213.015, tinta com efeito retardante de chamas. Quando exposto à chamas, este acabamento ajuda a proteger a madeira, retardando o efeito do fogo e reduzindo a formação de fumaça. É indicado para a pintura de móveis e, principalmente, de aberturas internas e externas.

Lançada em 2016, a Tintas Farben apresenta pela primeira vez na Fimma a linha Essence, com tintas perfumadas para aplicação em móveis. O produto está disponível em seis perfumes: lavanda, camomila, tutti-frutti, mamãe-bebê e dois amadeirados. O objetivo de levar ao mercado um produto com perfume é tornar a experiência do móvel novo ainda melhor, retirando o odor tradicional de madeira e outros insumos da indústria moveleira e levando um aroma mais agradável e acolhedor nos primeiros meses de uso.

Outro produto funcional é a Linha Atóxica. Disponível em primers, vernizes e acabamentos em tinta pronta, esta linha é isenta de metais pesados e atende às Normas ABNT – NBR NM 300-3:2004 para aplicação em móveis infantis, escolares e brinquedos. A Tintas Farben também levará à Fimma o sucesso em vendas Farben Energy Efficient, que proporciona de 30 a 50% de economia de energia elétrica (kwh) no processo de secagem de pintura UV. Com a linha UV Energy Efficient, as empresas do setor moveleiro podem contar com mais uma medida para implementar suas diminuições de custos de fabricação e de melhorarem sua competitividade no mercado.

Feira Fimma Brasil 2017 : Farben destaca tintas metálicas, perfumadas, atóxicas, antimicrobianas e com efeito retardante de chamas

Cores metálicas em destaque na cartela Farben Fashion Colors
São 39 cores da moda 2017, entre elas 12 metálicas para a indústria moveleira, cartela desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos da América Latina – Cecal e o Comitê Brasileiro de Cores. Presentes normalmente em objetos de decoração, os tons metálicos chegam aos móveis e ganham mais espaço nos ambientes. Dependendo da forma como são utilizadas, estas cores podem proporcionar sofisticação, autenticidade, luxo, glamour. Independente do objetivo, os tons metálicos podem tornar mais moderno o ambiente residencial ou comercial. Mesas, cômodas, armários, prateleiras, cadeiras, bancos, uma única peça ou um detalhe trabalhado em uma cor metálica pode dar o toque que faltava para transformar o espaço.

A cartela desenvolvida em parceria com o Cecal está dividida em três grupos: Expansão, Solarização e Transformação. O grupo Expansão representa os intelectuais, aqueles em busca de tecnologia. Já a Transformação inspira-se nas pessoas românticas, mas com muita força dentro de si. Já o grupo de cores chamado Solarização tem como referência as pessoas preocupadas com o aquecimento global e outras questões da natureza. A pesquisa para definir as cores da moda envolve pelo menos 20 experts em desenvolvimento industrial de diversos segmentos, artistas, sociólogos e historiadores. Eles desenvolvem, durante um ano, estudos de comportamentos do consumidor e fatores que os estão influenciando.

Fabio Juchen Feira Fimma Brasil 2017

  • Fábio Juchen é editor chefe dos sites sortimentos.com
Booking.com