Mostra “Personalidades Preciosas”, de Leonardo Posenato, vai retratar, em mosaico, nomes renomados do cenário nacional e internacional

mosaicista Leonardo Posenato 2016 01

Artistas, esportistas, religiosos, políticos e celebridades fazem parte da mostra “Personalidades Preciosas”, do mosaicista Leonardo Posenato, que está em fase de finalização. Com abertura para o dia 12 de abril de 2016, em Porto Alegre, a exposição retratará rostos famosos em mosaico, uma das técnicas mais antigas da humanidade. A modelo Gisele Bündchen, o jogador Neymar, a cantora Ivete Sangalo, o presidente americano Barack Obama, o líder espiritual Dalai Lama e o Papa Francisco estão na lista dos homenageados. A mostra ficará em cartaz no atelier do artista na Av. Padre Cacique, 3146, Bairro Praia de Belas, até o dia 29 de abril de 2016. As visitas poderão são feitas de segunda a sexta, das 14h às 18h, com agendamento pelo e-mail mosaico@mosaico.arq.br ou pelo telefone: (51) 3407 4977.

mosaicista Leonardo Posenato 2016 02

OBRAS
Com dimensões de 80cm x 80cm e um peso médio de 25 kg, os quadros terão entre 15.000 e 20.000 pedras preciosas. “Hoje tenho dez quadros prontos, mas não quer dizer que este número não aumente. Quero criar e criar mais quadros e tornar esta exposição uma referência para, quem saber, levá-la para outros países”, conclui Leonardo. No mercado há 15 anos, Posenato utiliza a técnica do Mosaico Romano em que a clivagem e a fragmentação das pedras são feitas com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática.

 

ARTISTA
Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 34 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte. Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online. Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

Mosaicos de Leonardo Posenato – Fotos Fabiano Panizzi

-- --