Rio Grande do Sul Previsão do Tempo : calor dá trégua e chuva chega

porto alegre chuvas tempo

Previsão do Tempo

Rio Grande do Sul Previsão do Tempo : calor dá trégua e chuva chega

Entre 1º e 7 de fevereiro de 2019 as temperaturas estarão mais amenas e ocorrerão chuvas significativas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Entre a sexta-feira (1º) e o sábado (2), a propagação de uma frente fria deverá provocar chuva e trovoadas, com risco de temporais isolados. No domingo (3), ainda ocorrerão chuva fracas e isoladas nas faixas Norte e Nordeste do Estado. Na segunda-feira (4), o ingresso de uma massa de ar seco afastará a nebulosidade em todas as regiões.

Tendência de 5 a 7 de fevereiro

A partir da terça-feira (5), a presença do ar seco manterá o tempo firme, com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas durante a noite e valores mais elevados durante o período diurno. Porém, não há previsão de calor extremo em todo o estado.

Os volumes de chuva previstos deverão oscilar entre 15 e 30 mm na maioria das regiões. Nas faixas Leste e Norte, os totais esperados deverão ser superiores a 40 mm. Em alguns municípios da Campanha, Planalto e nos Campos de Cima da Serra, os valores poderão alcançar 60 mm.

Os boletins também estão disponíveis em formato de áudio no perfil da Secretaria no Soundcloud, com análises e previsões para o Estado e as regiões Campanha, Litoral Sul, Metropolitana, Missões e Planalto. Este material é de uso livre e gratuito.

Dicas de Segurança

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

· Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a empresa fornecedora de energia.

· Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

· Afaste-se de janelas e portas metálicas.

· Evite os banhos nos momentos de tempestades.

· Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Fonte : Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

.