Moda acessórios – Toucas, chapéus e boinas: saiba como compor seu look

chapeu-inverno-2014-looks-chapeu-feminino-2
Eles embelezam os looks, protegem do frio e ainda podem ser o diferencial na hora de se vestir. As toucas, chapéus e boinas começam a sair dos armários e tomar as ruas nesta época do ano, quando as temperaturas começam a baixar no sul. Para quem gosta do acessório, a professora do curso Técnico em Criação e Coordenação de Moda do Senac Novo Hamburgo, Bruna Michel, fala sobre as tendências da estação. “A indicação é que a pessoa sempre use aquilo que a faz sentir bem, mas já dá para esquecer o modelo Panamá, que foi bastante utilizado no ano passado, para substituí-lo pelos que são confeccionados com feltro, lã, veludo e tweed”, explica ela.

Segundo Bruna, a aposta nos modelos Fedora, Floppy, Australiano, Anos 20 e Pork Pie são infalíveis. A docente atenta para o cuidado com o tipo de rosto das pessoas. “Para quem tem o rosto redondo, é aconselhável usar chapéus geométricos, que criam um contraste. Quem tem o rosto mais triangular ou quadrado, os chapéus redondos são uma ótima opção”, afirma.

Além de compor looks mais descolados, o diferencial destes acessórios, segundo Bruna, é que protegem os cabelos do frio rigoroso, que resseca bastante os fios no inverno. Apesar disso, a docente indica que, em locais fechados, os acessórios sejam retirados, como forma de educação com as demais pessoas. O mesmo deve ocorrer durante as refeições.

chapeu-inverno-2014-looks-chapeu-feminino-1
Alguma restrição?

Para Bruna, não existe nenhum empecilho para quem deseja incorporar os chapéus, toucas e boinas na hora de se vestir. Desde que estejam em harmonia com a roupa, podem cair bem em qualquer ocasião. “Vemos muitas pessoas utilizando chapéus em festas de casamento, por exemplo. Se a cerimônia acontecer pela manhã, opte por utilizar as peças com abas menores. Se for ao meio dia ou final de tarde, a aposta são as abas maiores”, finaliza ela.

-- --