Obras do Mercado Publico de Porto Alegre Foto Luciano Lanes PMPA

O Mercado Público de Porto Alegre comemora 146 anos no sábado (03.10.15). A comemoração terá apresentação do um grupo de artistas do circo Tihany. Contorcionistas da Mongólia e um grupo de bailarinas da Europa oferecerão uma amostra do espetáculo AbraKdabra, que está sendo apresentado em Porto Alegre.

Inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979. O prédio, que resistiu à grande enchente de 1941, sofreu quatro incêndios – em 1912, 1976,1979 e 2013. O último incêndio, que destruiu parte da estrutura, aconteceu na noite do dia 6 de julho de 2013. Na manhã seguinte, a prefeitura montou uma força tarefa que permitiu sua reabertura 38 dias depois.

O PAC das Cidades Históricas é o responsável pelos recursos – R$19,5 milhões – necessários às obras. Em março de 2014, sete restaurantes que funcionavam no segundo piso foram reabertos no primeiro andar. Já foi executada a restauração da parte atingida, telhado, reboco das paredes internas, troca de esquadrias, pisos, redes de infraestrutura das salas e recuperação dos banheiros. Também já está concluída a retirada e substituição da estrutura metálica que dá suporte à instalação dos brises. A terceira etapa é relativa à conclusão do telhado, redes de infraestrutura e refrigeração, instalação de dois elevadores e limpeza geral da cobertura do prédio.

Foto : Obras do Mercado Publico de Porto Alegre por Luciano Lanes PMPA
Texto : PMPA

-- --