Mercado Plus Size é oportunidade para empresas do segmento de moda

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Mercado Plus Size


Empresários de varejo da moda buscam vencer desafios do negócio no nicho Plus Size que apresenta demanda superior a oferta

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e, dessas, 17,9% são obesas. São pessoas que demandam por roupas de tamanhos grandes. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, 17,7% das lojas do varejo de moda do Brasil vendem roupas em tamanho grande, sendo que apenas 3,5% delas são especializadas em moda plus size.

A pesquisa desenvolvida para detectar o perfil dos consumidores de moda plus size e seus hábitos de consumo mostrou que 71% das pessoas que usam GG encontram dificuldades para encontrar roupas nas lojas e 86% delas se diz insatisfeita com as opções de roupas para manequins grandes. O estudo mostrou que a maioria do público tem dificuldades de comprar vestido de festa (59%), calças (56%) e lingerie (49%). Além disso, a maior parte deles compra roupas mensalmente (38%) em lojas de departamento em sua maioria (52%).

Os dados são importantes para os empresários que atuam ou desejam atuar com plus size. Com a pesquisa, é possível entender melhor as necessidades dos consumidores para produzir e comercializar roupas com mais informação de moda, variedade de tamanhos, modelagem e caimento perfeitos ao biótipo do cliente. A pesquisa buscou saber a altura, o peso e o manequim de quem tem dificuldades de comprar roupas em lojas convencionais e apontou que 70% dos consumidores avaliam que os produtos plus size são básicos e apenas 16% acham que eles despertam desejo de compra.

Moda Plus Size é uma moda direcionada para pessoas, especialmente mulheres, que usam roupas acima do padrão convencional usado nas lojas, que usam roupas de tamanho acima do 44 e calçados acima do 39. A quantidade de potenciais clientes das roupas GG é, ao mesmo tempo, oportunidade e desafio, já que atuar nesse nicho exige uma compreensão sobre o público, suas necessidades, anseios, percepções e comportamentos. São pessoas que não querem apenas vestir uma roupa que atenda ao seu manequim, mas, sobretudo, ressaltar seu estilo e beleza por meio do uso de roupas e acessórios da moda.

O segmento da moda Plus Size movimentou, em 2014, cerca de R$ 5 bilhões, o que representa 5% do faturamento total do segmento de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest). O IEMI – Inteligência de Mercado identificou ao menos 492 indústrias de confecção, no Brasil, que já desenvolvem coleções específicas para o segmento Plus Size – o equivalente a apenas 2,5% do total dos estabelecimentos em atividade no setor. De acordo com o IEMI, de 2013 a 2015, o segmento avançou 7,9% em volumes de peças e quase 13% de receitas nominais.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

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Babi Monteiro, Miss Plus Size – Foto : Thiago Almeida

A Felinju 2018 – Feira de Moda Íntima em Juruaia em Minas Gerais é uma ótima opção para atacadistas, lojistas e consultores interessados em adquirir produtos para o segmento Plus Size. Confira a cobertura no site sortimentos.com

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