Memorial do Rio Grande do Sul inaugura exposição sobre a Revolução Farroupilha

Exposicao Revolucao Farroupilha

A exposição ‘O dia a dia na Guerra Civil Farroupilha: sobrevivências’, que será inaugurada na terça-feira (13.09.16) às 18h30, no Memorial do Rio Grande do Sul ( Rua Sete de Setembro, nº 1020 – Centro Histórico ), em Porto Alegre / RS, mostra as práticas e experiências humanas dos diferentes segmentos sociais, sexuais e étnicos e como as pessoas comuns sobreviveram ao conflito. A exposição reúne em uma só mostra acervos do Memorial do Rio Grande do Sul, Arquivo Histórico, Museu Antropológico, Museu Júlio de Castilhos e Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.

O processo de mitificação que a Revolução Farroupilha sofreu ao longo do tempo dificultou a sua discussão. Foram reunidos alguns itens do Arquivo Histórico, Museu Júlio de Castilhos, Museu Antropológico, Museu da História da Medicina, Museu da Comunicação, com o objetivo de oferecer à sociedade espaço para a discussão da memória rio-grandense. Constituída de documentos, objetos e fragmentos da obras ficcionais, a exposição possibilita releituras do episódio Farroupilha.

A exposição ‘O dia a dia na Guerra Civil Farroupilha: sobrevivências’ poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingos e feriados, das 13 às 17h . A entrada é franca.

-- --