Nevou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Neve no Rio Grande do Sul - Inverno 2016 - Foto Rozangela Allves
Neve no Rio Grande do Sul – Inverno 2016 – Foto Rozangela Allves

Nevou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina no final de semana com o ingresso de massa de ar polar. A primeira ocorrência de neve ocorreu no final da tarde de sábado (16.07.16), em São José dos Ausentes / RS. Já na madrugada de domingo (17.07.16) a neve caiu com maior intensidade na localidade. A MetSul também confirmou o fenômeno em Canela, Gramado, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Cambará do Sul, ambas cidades no Rio Grande do Sul. Onde mais nevou foi em São Francisco de Paula, cidade que habitualmente registra mais neve sob influência da circulação de uma área de baixa pressão, por estar a mil metros de altitude, e por estar próxima da costa, de onde recebe uma maior injeção de umidade.

A neve, em geral, foi fraca e rala com acumulação mínima. O ar polar, responsável pela neve, derrubou a temperatura no Rio Grande do Sul que teve o 31º dia do ano com marca negativa. Fez -2,0ºC em Cambará do Sul e -1,9ºC em Santa Rosa. Porto Alegre teve 4,0ºC no Morro da Polícia.

As condições favoráveis à neve cessam, mas o frio prossegue e intenso. O Estado pode ter mínimas negativas todos os dias até o próximo fim de semana. Serão sete a oito dias consecutivos de marcas abaixo de zero.

-- --