Integramoda abordou o comportamento do consumidor e as tendências da moda inverno 2018

Sidimar Remussi e Paola Reginato - Presidente e vice do Polo de Moda de Caxias do Sul
Sidimar Remussi e Paola Reginato – Presidente e vice do Polo de Moda de Caxias do Sul -Promotora do Integramais

Na quarta-feira (26.04.17), aconteceu na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul a 21ª edição do Integramoda sob o tema “#Reconectar”. O evento, que é referência para o segmento têxtil no estado do Rio Grande do Sul, reuniu empresários, estudantes, bloggers e admiradores de moda para a apresentação do comportamento do consumidor e as tendências para moda inverno 2018.

O encontro iniciou com o lançamento oficial do marketplace IntegraModa, que conta com três contratos com empresas e prevê outros 47 nesta primeira etapa do projeto.

Mayra Rios
Mayra Rios

A palestra âncora ficou por conta da gestora de negócios do IEMI – São Paulo, Bárbara Castro. Pela primeira vez em Caxias do Sul, Bárbara trouxe números atualizados do setor abordando indústria, varejo e comportamento do consumidor. Segundo a gestora, após o pico de produção e faturamento da moda de 2010 os números estão caindo puxados pela crise. Porém, ressaltou oportunidades para uma guinada como multi canais de vendas (possuir lojas físicas e virtuais) e atenção ao mercado de nicho. “Um quarto da população do país comprou em 2015, ou seja, temos 48 milhões de clientes na internet para explorar. Já no mercado de nicho, enquanto a indústria caiu 5,4%, o plus size cresceu 6%, por exemplo”, afirma Bárbara.

Os encontros setoriais aconteceram paralelamente e apresentaram “Case: estratégias e mudanças de hábito para a empresa permanecer no mercado atual, com Paola Reginatto, do Comitê Estilo/Fitemasul, e “A Verdade como forma da construção de marca”, com Juli Modelski, do Núcleo de Moda/Sindivest.

Marnei Carminatti - Tendencias da moda inverno 2018
Marnei Carminatti – Tendências da moda inverno 2018

Tendências do Inverno 2018
Para o encerramento, as tendências do Inverno 2018 do projeto Conexão Inspiramais foram apresentadas pelo designer da Assintecal e consultor do IBB, Marnei Carminatti. Com o tema central “Leveza” Marnei explanou sobre design, materiais, acessórios, cores e tecidos que vão influenciar estilistas e empresas nas criações para o próximo inverno. Consumidores podem esperar por temas-chave como formas orgânicas, fluidez, transparência, plumas, babados, além de cores que irão do nude ao neon.

De acordo com o consultor, “Leveza, a urgência dos novos tempos” será o principal argumento do inverno 2018 influenciando consumidores na busca de produtos e experiências novas, autorais e originais. “Nossa investigação tem na experiência de tecnologia a palavra-chave, uma combinação que desperta a curiosidade e renova os desejos de consumo”, afirma. Para ele, o destaque será a influência gráfica para estamparia inspirada em elementos geométricos.

Texto : Mayra Rios |Fotos : Daniela Xu