Inspiramais Inverno 2015 vai acontecer nos dias 16 e 17 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo

salao-inspiramais-650-390-01

A edição do Inspiramais que acontecerá nos dias 16 e 17 de julho de 2014, das 9 às 19 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca ( Rua Frei Caneca, 569 ), em São Paulo/SP, vai apresentar previews para o Inverno 2015 e Verão 2016 através de projetos que colaboram com o desenvolvimento do conceito de uma moda genuinamente brasileira. Fórum de Inspirações, Projeto Comprador, Mix by Brasil, Inovamais, Preview do Couro, Missões Empresariais, Referências Brasileiras, Rodada de Negócios e Oficina de Criação são alguns destes projetos. Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão conferir os lançamentos em materiais para calçados, bolsas, vestuário, acessórios e móveis

 

Fórum de Inspirações
O ciclo tem início com o estudo das inspirações e referências de moda, com a coordenação do estilista Walter Rodrigues. As empresas participantes do projeto recebem a Publicação, o Guia de Inspirações e a Cartela de Cores da estação. Através de consultorias, a pesquisa é levada às empresas de materiais para orientá-las na criação e desenvolvimento de materiais inovadores. A pesquisa é apresentada em aproximadamente 30 polos produtivos brasileiros, alinhando toda a cadeia de moda que, logo em seguida, encontra-se no Inspiramais.

 

Projeto Comprador
Promovido pela Assintecal, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e viabiliza rodadas de negócios com compradores internacionais e fornecedores de materiais brasileiros. Visa incentivar as empresas a buscarem o mercado externo através do estímulo às exportações, alavancando investimentos e exportações das produtores nacionais de materiais. O projeto conta com o auxílio de tradutores para as negociações.

 

Mix by Brasil
O Mix By Brasil valoriza a mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Mostra que, através do artesanato, é possível encontrar soluções criativas e inovadoras para evitar o desperdício de matéria prima e principalmente promover a moda ligada à sustentabilidade.

 

Inovamais
Projeto que visa promover o desenvolvimento de materiais com alto valor tecnológico aportado, dentro do contexto da inovação e design, contribuindo para o incremento da competitividade e do desenvolvimento tecnológico das indústrias brasileiras. Além de contar com as empresas expositoras, ocorrem as Oficinas de Inovação e o Seminário de Inovação.

 

Preview do Couro
O desenvolvimento das peles para o Preview do Couro será feito por todos os curtumes participantes do projeto Fórum de Inspirações. Cada curtume receberá a pesquisa e a cartela de cores de Preview e, a partir daí, desenvolverá 1 PELE para o Preview do Couro, com a orientação dos consultores do Núcleo de Design da Assintecal.

 

Missões Empresariais
As Missões Empresariais são empresários e executivos dos polos calçadistas e de confecções que se organizam para a realização de negócios com o intuito de promover a cadeia produtiva do segmento, nos dois importantes elos, de materiais e o de fabricantes de calçados,confecções, acessórios e artefatos. O projeto é realizado pela Assintecal com apoio dos sindicatos de indústrias e Sebraes locais.

 

Rodadas de Negócios
As Rodadas de Negócios são realizadas pela Assintecal com patrocínio do Sebrae e têm como objetivo promover a integração e competitividade das micro e pequenas empresas da indústria coureiro-calçadista brasileira por meio da realização de rodadas de negócios, fomentando o encontro entre empresas de materiais (fornecedores) e empresas calçadistas e de confecções (compradores). Também proporciona a geração e realização de novos contatos comerciais, abertura e consolidação do mercado nacional.

 

Oficina de Criação
Através das oficinas de criação, as empresas têm a possibilidade de fazer um exercício de aplicação dos componentes expostos dentro da sua própria coleção. O consultor do Núcleo de Design da Assintecal apresenta de uma forma aprofundada a pesquisa de Inspirações, estimulando os participantes a desenvolver novos produtos, guiando-os de acordo com a pesquisa de inspirações da estação.

 

Momento único para o setor de componentes
O INSPIRAMAIS acontece na mesma semana da Feira Francal – e São Paulo será o centro de negócios do setor de moda e design, envolvendo setores como calçados, bolsas, acessórios e confecções. Este será o momento em que os fabricantes, interessados em moda e em bons negócios, terão o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira de componentes para a próxima estação.

 

 

Chuva de inspirações
O Núcleo de Design da Assintecal, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues, é que desenvolve as inspirações de moda para cada estação. Seu foco é sempre auxiliar as marcas na criação de coleções com design autoral e genuinamente brasileiro, com base em referências culturais verde-amarelas. As inspirações para o Inverno 2015 estão divididas em três conceitos – Suavidade, Metrópole e Solar – tendo a chuva como ponto de partida.
Em um país continental como o Brasil, em cada região ela é anunciada de formas diferentes, muitas vezes pelo instinto de aves como o acauã e o íbis-escarlate (guará). Em alguns lugares ela é garantia de alimento e de alegria, como no sertão nordestino. Lá, seus habitantes contemplam sua beleza e rezam agradecendo a sua chegada. Por outro lado, nas grandes cidades, que nunca estão preparadas para recebê-la, é quase sempre vista como sinônimo de castigo. Após um verão intenso, uma estação multi estampada, a chuva lava e renova. É o elemento que traz as inspirações para a estação.

 

 

 

CONCEITO 3 – Suavidade
A chuva, símbolo de limpeza e transformação, surge como uma metáfora perfeita do momento atual, pois, cansados de tanto apelo visual, de tantas cores e imagens, estamos buscando tranquilidade, calmaria e um suave recomeço.

As não-cores presentes na natureza, esmaecidas, desbotadas, despigmentadas e lavadas, nos instigam a preencher a página em branco da estação, iniciando um novo e sutil colorido.

O instinto animal que preconiza a chuva, criando presságios e mitos sobre quando e onde ela ocorrerá, e a fragilidade da natureza diante dessa força descomunal definem o Conceito 3.

Um elemento simbólico importante é a acauã – ave da família dos falconídeos encontrada em todo o território brasileiro – que tem sua presença relacionada à chegada da chuva em alguns estados, e à ausência dela em outros. A leveza de suas penas em contraste com as garras e o bico fortes de ave de rapina servem de analogia para a criação de materiais nos quais leveza e força são o foco principal.

A beleza da borboleta-coruja e sua fragilidade diante desse fenômeno da natureza, que caindo do céu em gotas tem a força da destruição, é outro exemplo. Suas cores, seus desenhos e sua morfologia representam a delicadeza e o efêmero e, quando juntas, aos milhares, formam o maravilhoso espetáculo da panapaná.

As penas vermelhas da íbis-escarlate (guará) invocam um romantismo preservacionista. Na metade da segunda década do século 21, sentimos a importância de preservar sua revoada, cuidando para que no futuro outros possam encantar-se com o céu tingido de vermelho antes e depois de uma tempestade.

 

 

CONCEITO 2 – Metrópole
O céu, cinza e pesado, encobre o espaço urbano formado por prédios, ruas, praças e shoppings, anunciando relâmpagos, raios e a chuva, que irá refrescar e limpar o ar poluído.

Nas grandes cidades, a chuva é sempre recebida com muito mau humor pelos adultos e, ao mesmo tempo, é celebrada como uma festa pelas as crianças. Estes estados de espírito contraditórios contrapõem o clima cinzento das áreas metropolitanas com o colorido que embeleza, que é o tema central do Conceito 2. Formas bidimensionais assumem o papel de alegrar esse cenário com uma simplicidade básica e lúdica.

Os flashes de luz advindos dos trovões, o desenho dos raios na escuridão, a ventania e as tempestades movimentam o céu. O contraste entre a maciez das nuvens e a rigidez dos arranha-céus faz surgir imagens divertidas, provocando a sensação de que elas estão mais perto de nós.

O mármore e o concreto dos pisos e fachadas simbolizam a atemporalidade da riqueza dos grandes centros onde caminham, apressados, homens e mulheres vestidos em silhuetas ajustadas, sugerindo que a ideia de gênero é moderada. A ambiguidade e a androginia predominam.

O brilho intenso, os efeitos molhados, as superfícies espelhadas, em formas orgânicas ou derretidas, amenizam as linhas duras da arquitetura.

Nas cidades sem mar, a cor está nas paredes grafitadas, expressando o desejo de mais cores no cotidiano. O traço gestual e livre respinga os muros com tons vivos. Os desenhos das crianças, descontraídos e descompromissados, exibem a alegria que celebra a chuva.

 

 

CONCEITO 1 – Solar
Solar é a vida no sertão, onde a natureza se impõe e o horizonte aberto convida à contemplação. Onde os homens, os animais e a vegetação se adaptaram, ao longo do tempo, à sobrevivência na terra seca e no clima semiárido. A arquitetura, tosca e engenhosa, nasce da escassez e do aproveitamento dos materiais disponíveis.

A água sempre falta, a chuva nunca vem. Ressecadas, com aparência hostil, as plantas revelam seu interior intricado, celular. O chão é craquelado e os troncos das árvores que resistem são ásperos e rugosos, sulcados pelo sol e pelo vento. Na paisagem, o grito do vaqueiro corta o ar. Protegido por uma armadura de couro, ele e seu cavalo conduzem as cabras e o gado.

Nas noites, o gingado do forró é praticado ao som da sanfona. Na face de seus habitantes, o sertão deixa as marcas de uma vida rústica e espartana. Nos paredões de pedra, testemunhos de um passado pré-histórico ilustram sagas. A cor da caatinga contrasta com o azul do céu. Uma vastidão de plantas secas espera a chuva para verdejar como um oásis. O sol permanece sempre no céu, vigiando. E, no fim do dia, sua luz dourada e quente dá lugar à noite, ao som dos estalidos do fogão de lenha e da cantilena das rezas.

 

 

Inspiramais Inverno 2015
O Inspiramais é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Footwear Components by Brasil e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).
::: Dias 16 e 17 de julho de 2014 das 9 às 19 horas
::: Centro de Convenções Frei Caneca ( Rua Frei Caneca, 569 ), em São Paulo/SP

-- --