Imóveis – Você sabe identificar uma infiltração ?

imoveis infiltracao infiltracoes

Manchas escuras no teto e nas paredes são indícios de infiltração, conforme explica o diretor de Condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes. “Os vazamentos ou incidentes relacionados à umidade podem ser silenciosos, mas geralmente apresentam sintomas claros, o que auxilia o morador a buscar solução antes que o problema se estenda”, revela. Cozinhas, banheiros e as paredes ligadas a esses cômodos são os mais afetados. Os incidentes podem ser resultado tanto erro de estrutura na construção, como na falta de cuidado em alguma reforma anterior.

Mistério
Se o vazamento não apresentar indícios do apartamento que o originou, o correto é contratar uma empresa especializada no assunto para identificar de onde ele vem. “O morador que não entende do assunto pode piorar o que já está problemático se não ouvir um profissional do ramo. Diversos casos de vazamentos que se expandiram e prejudicaram até a estrutura de prédios aconteceram pela falta de conhecimento”, conta.

Causa
As causas dos contratempos derivados da umidade podem ser diversas e apenas um especialista será capaz de identificar a melhor maneira de resolver a questão. “O vazamento pode ser consequência de uma falha da impermeabilização da laje ou de uma reforma mal feita”, acrescenta Nunes.

Sintomas
Algumas características podem indicar esse tipo de acontecimento. As manchas escuras de umidade são as mais comuns. Poças sob a pia ou ao redor do banheiro também indicam que há algo errado. As pinturas também são afetadas, além de carpetes e o mobiliário. Odores estranhos, barulhos nas paredes e modificações no teto são sintomas comuns e certamente indicam incomodações.

A culpa é do vizinho?
Se for constatado que o vazamento vem do vizinho, a primeira coisa a ser feita é dialogar com ele. Se não for possível chegar a um consenso, o condômino prejudicado deve procurar o síndico. Mesmo que o problema não seja na estrutura do condomínio, o mesmo irá orientá-lo ou intermediar o diálogo. Se mesmo assim a solução não for encontrada, a formalização deve ser feita por comunicado através de uma notificação em duas vias impressas com prazo para execução dos trabalhos.

-- --