Vale do Paranhana – Amifest lança projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”

Igrejinha Vivendo a Cultura

Iniciativa traz programação cultural para dentro do parque da Oktoberfest durante todo o ano

O resgate de valores culturais dos imigrantes alemães que colonizaram a região foi a principal motivação para que lá em 1988, um grupo de igrejinhenses realizasse a primeira edição da Oktoberfest de Igrejinha. Ao longo dos anos, a festa cresceu e se transformou em uma das principais referências da cultura germânica no Rio Grande do Sul e no Brasil. Agora, a Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) dá mais um importante passo para preservar as tradições de seus antepassados dentro da comunidade. É o projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, iniciativa que irá movimentar o Parque de Eventos Almiro Grings durante todos os meses do ano.

A proposta que começará a ser colocada em prática já no próximo fim de semana prevê uma intensa programação cultural para a comunidade de Igrejinha. No último fim de semana de cada mês (de março a novembro) irá acontecer um evento alusivo na Vila Germânica, localizada dentro do Parque. Esta será a primeira vez que todas as atividades da Oktoberfest de Igrejinha serão realizadas no Parque, desde o encontro das comissões até o anúncio de repasse dos recursos obtidos.

Para o presidente da Amifest, Márcio Mohrbach, essa é uma iniciativa inovadora que irá envolver a comunidade regional. “Queremos movimentar esse espaço que fica ocioso durante o ano trazendo a comunidade de Igrejinha para dentro do Parque. Além disso, a ideia é promover e incentivar a vivência da cultura germânica em todos os meses, não só em outubro”, conta.

Através deste calendário fixo de atrações culturais, a Amifest quer manter e resgatar os costumes e as tradições em mais uma iniciativa a favor do desenvolvimento cultural da comunidade de Igrejinha. Além da programação que faz parte da Oktoberfest, o projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura” também vai incluir outras atividades culturais da cidade como a Feira do Livro e a tradicional Festa da Colheita.

No primeiro encontro, dias 28 e 29 de março, acontece o Folk Herbst. No sábado, a programação inclui encontro de grupos folclóricos de diversas regiões do Estado, baile com animação da Orquestra La Montanara, apresentação de bandinhas típicas e jantar de confraternização. Já no domingo, acontece o tradicional Encontro das Comissões da Oktoberfest de Igrejinha, em um almoço colonial. Na ocasião, as candidatas a soberanas da festa serão apresentadas oficialmente.

Programação completa de 2015:

:: 28 e 29 de Março – “Folk Herbst”
:: 25 e 26 de Abril – “Kerb das Soberanas”
:: 30 e 31 de Maio – “Maifest”
:: 27 e 28 de Junho – “Encontro Teut-Gaúcho”
:: 25 e 26 de Julho – “Celebração da Imigração Alemã”
:: 28 e 29 de Agosto – “Festival Folclórico”
:: 26 e 27 de Setembro – “Festival da Primavera”
:: 16 a 25 de Outubro – “28ª Oktoberfest de Igrejinha”
:: 28 e 29 de Novembro – “Festa da Colheita”

Vale do Paranhana é uma micro-região do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.
Localizado no Vale dos Sinos, é formado pelas cidades próximas ao Rio Paranhana, afluente do Rio dos Sinos que abrange áreas dos municípios gaúchos de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas.
Há forte predominância em todo o Vale da etnia de origem alemã, decorrente do fluxo imigratório acontecido na primeira metade do século XIX. Já nas regiões mais altas dos municípios de Riozinho e Rolante, instalaram-se famílias de origem italiana que se dedicaram ao cultivo da uva e produção do vinho.

-- --