Hotel baiano conta com apenas oito habitações em cenário paradisíaco

Vila Naiá Corumbau Bahia (1)

O Vila Naiá, localizado no paralelo 17º, próximo a Porto Seguro (BA), fica em meio a uma área de 50 mil m², reproduzindo o encanto e o charme da vila local e reverenciando a praia de Corumbau, ao Sul da Bahia, com 15 quilômetros de areia branca, águas mornas e acesso reservado. O mar faz parte da Reserva Marinha de Corumbau, onde só a população tradicional tem acesso à pesca. O paisagismo dos jardins e espaços abertos do hotel, projetados pelo paisagista José Pedro, se utiliza essencialmente de espécies nativas, reduzindo impactos sobre a paisagem natural da região e sobre os ecossistemas naturais. A região de Corumbau tem uma luz única: o Sol, a Lua e as estrelas não são vistos da mesma maneira em nenhum outro lugar.

Inaugurado em 2004, o hotel é uma hospedaria singular, pautada pela permanente utilização de práticas sustentáveis, aliando a simplicidade de Corumbau (‘longe de tudo”, na língua dos índios Pataxó) ao requinte de um estabelecimento de padrão internacional. O chamado novo luxo é a valorização de tudo aquilo que é escasso e precioso, como o tempo e o silêncio. Cada vez mais, o momento de tranquilidade, contemplação da natureza, a desconexão com o agito das grandes cidades e a conexão espiritual ganham importância. Hóspedes querem viver experiências enriquecedoras, únicas e especiais.

São apenas quatro suítes e quatro casas. As casas, semelhantes a moradias locais, foram construídas com madeira redescoberta e forradas com taubilhas produzidas de forma tradicional. A decoração e o espaço de cada casa são únicos, realçando o conceito de exclusividade. Seu interior ressalta o conforto e a localização oferece privacidade. As casas contam com Wi-Fi, TV, DVD, ventilador, ar condicionado, mosquiteiro, minibar, cofre e telefone.

Cada suíte tem uma cor e diversos ambientes, com destaque para a ventilação, que é um dos pontos altos do projeto: todos os quartos têm janelas em pontos cardeais opostos para dar passagem à brisa que sopra do mar. As suítes também contam com Wi-Fi, ventilador, ar condicionado, mosquiteiro, minibar, e telefone.

Vila Naiá Corumbau Bahia (2)

 O ambiente

Logo na chegada ao hotel, os hóspedes são recebidos com água de coco fresca. Longas passarelas de madeira, que dão o tom da construção e acompanham a ondulação da areia, protegendo o terreno, interligam todos os ambientes do Vila Naiá. O paisagismo fica por conta da vegetação natural da região.

À beira da piscina fica um dos espaços mais charmosos do Vila Naiá, o “Quadrado” – um lounge com chão de mármore, “paredes” de tela que permitem a ventilação natural e protegem de insetos. O espaço conta ainda com um bar/café sobre um deck ao ar livre, internet wireless e TV a cabo. Junto ao quadrado, em uma torre com vista para o mar, o Vila Naiá conta com o Espaço Bem-Estarpara prática de meditação, yoga e pilates.

Alimentação e bebidas

A gastronomia é um capítulo à parte, privilegiando ingredientes da horta 100% orgânica do hotel, alimentos da estação, peixes e frutos do mar fornecidos pelos pescadores da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, e pães feitos no local. A adega é abastecida com rótulos de diversas regiões do mundo. O café da manhã, almoço e jantar são servidos a qualquer hora e local pela equipe que está sempre pronta para atender aos hóspedes em seus quartos, na piscina, no bar da praia, no restaurante ou em um piquenique. Basta chamá-los pelo rádio entregue no momento do check-in.

O recém-inaugurado bar, que é uma extensão do restaurante, possui quatro mesinhas onde é possível degustar algumas comidinhas, drinques ou jantar com ampla visão do jardim. O Vila Naiá conta também com o bar da praia, ao lado da passarela principal, com sombra agradável e vista para paisagem.

Sustentabilidade

Desde a sua criação, o Vila Naiá tem se pautado pela permanente utilização e práticas sustentáveis. O hotel possui um Centro de Educação Ambiental, integrado por um espaço dedicado a atividades com alunos e visitantes, um viveiro de mudas com espécies nativas e uma trilha ecológica, que possibilitam trabalhos com escolas da região.

Mais do que evitar impactos, o Vila Naiá contribuiu para a ampliação das Unidades de Conservação de Fauna e Flora da região, com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Carroula, em 2002, área privilegiada entre os parques nacionais do Descobrimento e Monte Pascoal, e tem sua orla marítima abrangida pela Reserva Extrativista Sustentável do Corumbau, destinada a proteger os meios de subsistência das comunidades costeiras locais. Sua intenção é reproduzir o ambiente de vila local de modo autêntico. Foram 12 anos de observação e interação com o local para que, hoje, o Vila Naiá proporcione uma experiência única a seus hóspedes.

Em 2007, o hotel iniciou o programa de compras verdes, priorizando a aquisição de produtos ambientalmente amigáveis, preservando a saúde de hóspedes, colaboradores e o meio ambiente. Além disso, o Vila Naiá está sempre atento a utilização de fontes renováveis de energia e tem, ainda, um programa de gerenciamento de resíduos sólidos e tratamento de esgotos. Desta forma, evita que seus efluentes sejam lançados “in natura” nos rios ou no mar. Com o objetivo de aprimorar seus processos de gestão ambiental, o Vila Naiá iniciou a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na norma ISO 14001:2004, tornando-se uma das primeiras organizações do setor a obter tal certificação.

Os quartos e os espaços construídos em madeira redescoberta incorporaram conceitos e técnicas utilizados pela comunidade de pescadores local, permitindo o reuso de materiais para cobertura dos quartos e bangalôs, pisos e passarelas. As novas instalações e as atividades de manutenção têm priorizado a utilização de materiais não tóxicos, como as tintas à base de água, produtos de lavanderia específicos e de equipamentos eficientes no consumo de água e energia.